Publicidade
Carnaval
Especiais

Rumo a Ilha, com alegria: turistas chegam em Parintins para Festival antes do previsto

Mesmo antes do prazo previsto para a chegada de turistas na Ilha Tupinambarana, alguns entusiastas do Festival Folclórico enchem orlas e saguões 25/06/2015 às 15:33
Show 1
Tem gente que vem vestindo no corpo as cores vermelha ou azul
Laynna Feitoza Parintins, AM

Nesta quinta (25), porto e aeroporto de Parintins esperam o maior fluxo de turistas e amantes do boi bumbá na Ilha Encantada. Entre os dias da semana que passaram, este deve receber o maior número de pessoas de várias localidades para o 50º Festival Folclórico. Mas os dias anteriores não ficaram “apagados” e foi possível notar o desembarque prévio de passageiros de alma vermelha e azul na cidade.

Os números são animadores. De acordo com o administrador do Aeroporto Júlio Belém, Paulo Pessoa, o número de passageiros desembarcando na ilha – mesmo antes do fluxo esperado para chegada - aumentou em 12% em relação ao ano passado. O porto de Parintins ainda não tem dados exatos acerca do aumento deste quantitativo, segundo informou a supervisora do local, Judete Prado. “Mas a previsão é que aumente em 1.500 pessoas em relação a 2014”, declara. 

Uma das brincantes que chegou antes da chegada da grande massa foi a estudante de engenharia Tassiara Leite, 21. Nascida em Parintins, ela mora em Manaus, mas não deixa de vir para sua cidade natal em época de festival. “Espero várias surpresas para os dois bois e desejo que o meu Garantido seja tricampeão do festival. Quando entro no Bumbódromo, a emoção é bem grande, porque a gente sente a emoção de ser parintinense e ver nossa cultura sendo mostrada ao mundo inteiro”, declara a universitária.

Vindo do Rio de Janeiro, a dentista Ana Silva chega na Ilha Tupinambarana pela primeira vez. “Tenho uma prima que morou em Manaus por muitos anos, e que tem família em Parintins”, afirma. Como a família torce para o Caprichoso, ela diz que fará parte da torcida. “Ouvi falar do festival, nunca assisti pessoalmente, mas sempre tive vontade de assistir. Meu hobby é a fotografia e eu vou fotografar bastante lá. Gosto de fotografar festas e pessoas, vim também para aproveitar”, pontua.

Pelos rios              

Conforme a supervisora operacional do porto, Judete Prado, a previsão é que até sábado 150 embarcações atraquem no porto. “Estamos aguardando cerca de 12 mil passageiros desembarcando pelo local nesse período de festival”, pondera. De domingo até agora, ela comenta que foram registrados 3 mil passageiros desembarcados somente através do porto. “Hoje a quantidade de barcos desembarcados será maior, com expectativa de 6 mil pessoas neste dia”, disse.

Pelos ares

Conforme o administrador do Aeroporto Júlio Belém, Paulo Pessoa, desde o dia 09 de junho até hoje desembarcaram e embarcaram mais de 5 mil pessoas. “A nossa movimentação por dia aumentou com as aeronaves maiores que estão voando para cá desde esta data. Só ontem, recebemos 11 aeronaves vindo de Manaus e Santarém”, aponta. A expectativa é que passem pelo aeroporto cerca de 23 mil pessoas neste período.



Publicidade
Publicidade