Prepare as turbinas que este final de semana promete com bandas de Carnaval espalhadas pelos quatro cantos da cidade. E hoje que acontecem algumas das mais tradicionais e esperadas deste período da folia de Momo
bica1.JPG
Este final de semana promete com bandas de Carnaval espalhadas pelos quatro cantos da cidade. E é neste “Sábado Magro” que acontecem algumas das mais tradicionais e esperadas deste período da folia de Momo.
Um ótimo exemplo é a Banda Independente da Confraria do Bar do Armando, ou “simplesmente” Banda da Bica, que acontece anualmente em frente ao próprio bar do lendário português Armando Soeiro, na rua Dez de Julho, Centro Histórico da capital amazonense.
O tema deste ano é “Tem dinheiro. Se não roubar, dá pra fazer”. A folia começa oficialmente às 16h, mas desde por volta de meio-dia os “biqueiros”, como são chamados os frequentadores da banda, já se concentram nos arredores do bar já na expectativa para a festa. São esperados cerca de 50 mil brincantes àvidos em ver os clássicos bonecos mamulengos do próprio Armando, entre outros, e para ouvir as marchinhas e sambas-enredos que são tônica e fazem o evento ser diferenciado: estão confirmadas a bateria da escola de samba Reino Unido da Liberdade, e as bandas Cauxi Eletrizado, do Adal e Manaus Frevo.
“Nossas expectativas são as melhores possíveis de que neste 31º ano da Banda da Bica façamos uma festa muito bonita, que as pessoas se divirtam e vão dispostas a festejar, brincar e curtir o que é o verdadeiro Carnaval de rua e resgatando as marchinhas. Convidamos o público de Manaus a participar desta manifestação cultural a partir de 16h para brincar o melhor Carnaval de rua de Manaus”, comentou Ana Cláudia Soeiro, uma das filhas do comerciante Armando Soeiro e que administra o famoso bar.
Banda do Jaraqui
Mais cedo, ao meio-dia, quem começa a esquentar os tamborins é o pessoal da Banda do Jaraqui, na rua José Paranaguá, ao lado da Praça da Polícia, também no Centro Histórico da cidade e tocando marchinhas antigas consagradas. O tema este ano é “Faxina Geral”, uma crítica ao sistema político atual.
Organizador da banda, o jornalista Paulo Onofre ressalta que no evento o público é formado por foliões tradicionalistas. “Somos uma banda atípica, começamos no horário do almoço, ao meio-dia, e encerramos às 18h, para que as famílias possam participar da banda. Para nós o importante não é a quantidade de pessoas, mas sim a qualidade da festa. Comparecem geralmente de 500 a 800 pessoas”, explicou ele, acrescentando que, às 10h, ainda acontecerá um “esquenta” saindo da própria Praça da Polícia e passando pela avenida Sete de Setembro, rua Marechal Deodoro, Theodoreto Souto e voltando para o ponto de partida.
Banda da Difusora
O sabadão das bandas segue com a Banda da Difusora na avenida Eduardo Ribeiro com palco montado na rua José Clemente, a partir das 16h. O tema desse ano é “Viva Você”, uma homenagem aos ouvintes da rádio. “As atrações são Frutos do Pagode, Banda Marrakesh, baterias-show da Reino Unido da Liberdade e Aparecida, Os Embaixadores, Júnior e Banda e participação especial do DJ Raidi Rebêlo, eleito novamente o melhor DJ de flashback do Brasil”, frisa a organizadora e radialista Elieyde Menezes.
Banda das Candinhas
Longe do Centro, às 12h, é a vez da 5ª edição da Banda das Candinhas, que concentra na rua Uirapuru com Presidente Médici, no bairro Coroado (em frente à Creche Coquinho). Segundo o organizador geral Sandreque Pinheiro, são esperadas de 2 mil a 3 mil pessoas. O evento tem cunho social, diz ele: “Nós sempre montamos barracas que vendem produtos e o que é arrecadado é investido em festas como do Dia das Mães”. Já estão confirmadas as atrações Marcelo do Arrocha e os palhaços Patati e Patatá.
Sexta edição do Baile da Família é hoje
O Sábado Magro também reserva para a tarde de hoje, a partir das 14h, a 6ª edição do Baile de Carnaval da Família Magdalena Arce Daou, no Centro Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (avenida Brasil, s/nº, bairro Santo Antônio, Zona Oeste).
O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e em parceria com as secretarias de Cultura (SEC) e Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O tema é “Grito pela vida e em favor da família”, e a direção do Centro, estima receber um público em torno de 1.500 pessoas pretendendo conscientizar os foliões sobre a importância da convivência familiar saudável e da instituição em sí para o desenvolvimento de crianças e adolescentes.
De acordo com a diretora do CECF, Ítala Rodrigues, a assistência social vê a família como um componente básico da sociedade, sendo indispensável para o bem-estar de todos os indivíduos. “Vamos promover atividades que possam fortalecer os vínculos familiares e esse tema ‘família’ não será abordado somente durante as festas carnavalescas, mas trabalhado no decorrer do ano em nossos grupos de convivência”, informou a diretora.
Também serão realizados concursos de fantasia infantil, da melhor idade e fantasia da família, com premiação para as três primeiras colocações de cada categoria. Estão confirmadas as apresentações da Banda da Polícia Militar, e as bateria da Vila da Barra e os Dragões do Império. O palhaço Puxa-Puxa, o ventríloquo Odinei e o boneco Luizinho farão a alegria da criançada. Para as crianças, ainda serão oferecidos serviços de penteado e pintura facial.
Carnaval 2017 - Bandas e Blocos de Rua
Programação - De 18 a 19/02
Banda Interativa Confraria do Colares
18/02, às 12h
Rua Alfredo, entre as ruas Pico das Águas e Santa Luzia - São Geraldo
Banda da Bica
18/02, às 14h
Rua 10 de Julho – Centro
Banda da Difusora
18/02, às 16h
Avenida Eduardo Ribeiro, esquina com a Rua José Clemente - Centro
7º Bloco Carnavalesco As Poderosas
18/02, às 18h
Rua São Pedro - Crespo
Banda do Jaraqui
18/02, às 10h
Rua Jose Paranaguá (ao lado da Praça da Polícia) - Centro
Banda das Apertadas
18/02, às 17h
Rua Itaete, entre as ruas 05 e 01 - Amazonino Mendes I, Mutirão
Banda das Candinhas
18/02, às 16h
Rua Uirapuru - Coroado III
Banda do Boulevard
19/02, às 16h
Boulevard Álvaro Maia - Centro
Bhanda da Bhaixa da Hégua
19/02, às 12h
Rua Inocêncio de Araújo - Educandos
Bloco Carnavalesco Vermelho e Preto
19/02, às 14h
Av. Paranavai - Raiz
Bloco Amigos da Vitória Régia
19/02, às 16h
Rua Vitória Régia - Mauazinho