Sábado, 24 de Agosto de 2019
Especiais

Tradição do uso proibido de chuteiras em alguns campos é mantida no Peladão Brahma 2014

Para organizar essa questão, a edição do torneio deste ano definiu duas listas de campos na cidade no qual os atletas poderão usar ou não o calçado



1.gif O time que descumprir a regra, e permitir que um atleta use chuteira onde não é permitido, pode acabar perdendo a partida
03/10/2014 às 14:02

A marca do Peladão é ser um torneio que busca manter viva, entre outras coisas, a forma mais tradicional e amadora de praticar e celebrar o futebol. Um exemplo disso é que, quatro décadas depois, o torneio mantém entre suas regras a proibição do uso de chuteiras pelos atletas em alguns campos.

Mas a proibição não é somente pela resistência de alguns jogadores em adotar o equipamento, hoje obrigatório no mundo do futebol. “O veto à chuteira - em determinadas circunstâncias - é justamente para garantir a segurança dos peladeiros que gostam mesmo é de sentir o barro ou a areia dos campos direto nos pés”, explica o coordenador administrativo do torneio, Sidniz Pereira.

“Muitos atletas, até hoje, preferem jogar sem chuteiras. E nos campos de barro, por exemplo, mesmo essa chuteira com as travas raspadas, nova ou velha, continua com o solado duro, firme, podendo machucar aqueles que jogam descalço. Assim, quem usa chuteira, leva vantagem sobre quem não usa”, afirma Sidniz.

Para organizar essa questão, o Peladão definiu duas listas de campos na cidade, que toda edição é divulgada para as equipes. Uma mostra os campos onde o uso da chuteira é permitido. A outra lista os campos onde é proibido o uso do equipamento.

“A chuteira é obrigatória nos campos gramados. O motivo principal para essa regra é a grama, para protegê-la. Se não usar chuteira, você vai danificá-la. Sem falar que, numa situação de chuva, se você jogar de tênis ou descalço, não vai ficar muito tempo em pé”, diz Sidniz.

O time que descumprir a regra, e permitir que um atleta use chuteira onde não é permitido, pode acabar perdendo a partida, se a infração for relatada pela comissão de arbitragem na súmula da partida.

Society

Nos campos de barro ou areia, segundo Sidniz, é permitido somente o uso de chuteira do tipo society. “A society é feita de um material mais leve. Então, não oferece tanto risco aos jogadores que jogam descalço”, conta Sidniz.

Para a edição desse ano, o Peladão terá jogos em 21 campos com grama. Entre eles, está o Estádio da Colina, o SESI – Clube do Trabalhador, o Estádio Carlos Zamith e o Estádio da ULBRA, no bairro Japiim.

A lista de campos de barro ou areia é maior. São 43 campos onde não é permitido jogar de chuteira. Entre eles está o campo do CEAN, no bairro São Francisco, o CCA Jorge Teixeira, o campo do Conjunto Canaranas – no bairro C. Nova, o campo do Boca do Jacaré, no bairro União, e o campo do Conjunto Santos Dumont.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.