Publicidade
Carnaval
Especiais

Transmissão do Festival de Parintins 2015 terá inovação e muita tecnologia

Espetáculo de Garantido e Caprichoso ganhará o mundo, sendo exibido por meio da Record Internacional 31/05/2015 às 17:36
Show 1
Repórteres e apresentadores da TV A CRÍTICA que farão a cobertura do 50º Festival de Parintins
Nathália andrade ---

Mais de 20 toneladas de equipamentos de última geração e uma equipe composta por 100 profissionais desembarcam em Parintins nos próximos dias, para a cobertura do 50º Festival Folclórico da Ilha Tupinambarana, localizada a 369 km da capital amazonense.

Ao completar meio século de realização, uma das maiores manifestações folclóricas a céu aberto do Brasil ganha ares ainda mais modernos com as inovações da transmissão ao vivo da Rede Calderaro de Comunicação (RCC), por meio da TV, rádio e portal A CRÍTICA, além da cobertura completa pelo jornal A CRÍTICA.

Pela tela da TV, o espetáculo de Caprichoso e Garantido ganhará o mundo, sendo exibido para fora do Brasil, por meio da Record Internacional. As imagens serão captadas por 18 câmeras, incluindo grua, steadicam, drone e tomadas aéreas feitas do RC-COP, helicóptero da RCC que estará sobrevoando a arena do Bumbódromo de Parintins, durante as três noites de apresentações; tudo com a qualidade HD (High-definition).


“Na primeira noite do Festival (26 de junho) entraremos no ar às 21h. No sábado (27) e domingo (28), a transmissão inicia às 20h. Estes horários são os de início das apresentações, os telespectadores não perderão nenhum detalhe.

No sábado deveremos entrar no ar ainda mais cedo, exibindo matérias especiais, entrevistas e muita coisa interessante”, antecipou Gisele São Thiago, gerente de programação e conteúdo da TV A CRÍTICA.

Os apresentadores Ludimila Queiroz e Wilson Lima serão os âncoras da transmissão, enquanto a equipe de reportagem conta com Théa Morel, José Augusto Jr, Carol Queiroz e Mickaelle Sevalho, que comanda o programa “Parintins Festival 50 Anos”, todos os domingos, às 9h. Além disso, estrelas da Rede Record bem conhecidas do público estarão, como convidados especiais, no Festival de Parintins.

O coordenador de produção João Artur Vieira destaca os recursos visuais e a interatividade com o telespectador durante a transmissão. “Este ano vamos trabalhar com o ‘virtual placement’, uma tecnologia que nos permite ‘brincar com diversos elementos num universo virtual, mas com muita realidade. Vamos ter os replays de momentos marcantes durante as apresentações. E a interatividade por meio das mídias sociais também será muito maior. A proposta é fazer com que os telespectadores se sintam vivendo o Festival de Parintins e fazendo parte do espetáculo”, definiu.

Estrutura e logística para a festa

Mais de 10 veículos da Rede Calderaro vão atravessar o rio Amazonas rumo a Parintins. Entre os veículos estão carros de reportagem, vans, ônibus, caminhão baú e a Unidade Móvel, que funciona em um trailler de transmissão. “O trailler é uma estação de TV móvel. É nele que ficam concentradas todas as imagens das câmeras distribuídas no Bumbódromo, compatível com toda a tecnologia HD”, destacou o coordenador técnico Henrique Salazar.

A rádio A CRÍTICA FM (93,1) também vai transmitir o Festival de Parintins, com áudio captado direto da exibição da TV. Quem comanda a transmissão é o locutor Leandro Ribeiro.

Pelo Portal A CRÍTICA haverá transmissão ao vivo, além de cobertura completa em tempo real no site (www.acritica.com) e nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram). “Na semana do Festival também teremos, todos os dias, o programa ‘Desvendando a Ilha’, em que a repórter Lorenna Serrão vai estar em pontos turísticos de Parintins, como Catedral, Porto e Comuna’s Bar; para conversar com itens dos dois bois. A Lorenna também comanda, junto com a Nathália Andrade, um bate-papo que vai estar disponível no portal todas as noites, depois das apresentações, em que elas vão destacar os momentos mais importantes de Caprichoso e Garantido”, contou Victor Affonso, editor-chefe do Portal A CRÍTICA.

Saiba mais: Transmissão

A TV A CRÍTICA exibirá o programa “Parintins Festival 50 Anos” ao vivo, direto de Parintins, às 9h do dia 21 de junho, final de semana que antecede o Festival, com apresentação de Mickaelle Sevalho. A programação já conta com clipes dos bois, exibindo toadas que prometem “pegar” tanto do lado azul quanto do vermelho. Além disso, a TV exibe o “Momento Parintins”, com vários temas que englobam o universo dos bois; além de promoções nos programas da casa que vão levar telespectadores a Parintins.

Home no portal

A partir deste domingo, o Portal A CRÍTICA exibe uma home especial com a temática do Festival de Parintins, com matérias abordando tudo o que é ligado aos bumbás e ao Festival. O endereço é acritca.com/especiais.

Publicidade
Publicidade