Quinta-feira, 25 de Abril de 2019
publicidade
1.jpg
publicidade
publicidade

Especiais

Único cinema no interior do AM homenageia artista plástico Óscar Ramos em banda de Carnaval

O artista plástico e cenógrafo amazonense Óscar Ramos é o grande homenageado da “Banda do Cinema do Dibão”, que acontece em Itacoatiara (AM)


25/01/2016 às 16:14

O artista plástico e cenógrafo amazonense Óscar Ramos é o grande homenageado da “Banda do Cinema do Dibão”, no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus) este ano.

Óscar Ramos, que atualmente é o curador de artes do Museu Paço da Liberdade, da Prefeitura de Manaus, nasceu em Itacoatiara e é um grande apoiador do cinema amazonense, com uma significativa carreira nacional e internacional como diretor de arte.

A banda foi criada há cinco anos em homenagem a Dib Barbosa, fundador do “Cine Theatro Dib Barbosa” - único no interior do Estado do Amazonas. O evento carnavalesco será realizado no próximo dia 30, abrindo o Carnaval no município, com o tema e samba enredo "Óscar Ramos, estrela mais que brilhante".

Ramos foi premiado várias vezes no Festival de Cinema de Gramado e de Brasília, além de assinar a capa dos principais discos de grandes artistas brasileiros como Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia nos anos 70, época de grande efervescência cultural, quando o País vivia o regime militar. Entre as produções cinematográficas, destaca-se “Menino do Rio” (1981) e a saga Tainá.

Socorro Paulain, uma das fundadoras e organizadoras da “Banda do Cinema do Dibão”, ao lado de Júlio César Dib, Thirso Munhoz e Aderson Dib, explicou que o “Cine Theatro” foi reinaugurado em dezembro de 2009 e hoje passa por sérias dificuldades financeiras para continuar funcionando.

publicidade

“O local se mantém somente com recursos próprios e atualmente a exibição de um filme, quando lançado no circuito nacional e internacional, tem um custo muito alto”, disse Socorro, destacando a escolha de Óscar Ramos como homenageado por sua estreita e importante relação com a sétima arte, tendo realizado trabalhos com outros nomes importantes como Antônio Calmon, Bruno Barreto e Ivan Cardoso. 

Essa é a quinta edição da “Banda do Cinema do Dibão” que abre o Carnaval de Itacoatiara com atrações como Canto da Mata, Israel Paulain, Felipe Júnior, Banda Vai que Cola de Itacoatiara, entre outras atrações locais. A banda se concentra na frente do cinema, a partir das 20h e é aberta ao público com entrada gratuita.

Serviço

O que: Banda do Cinema Dibão
Quando: 30 de Janeiro, a partir das 20h
Onde: Em frente ao “Cine Theatro Dib Barbosa”, Itacoatiara-AM
Quanto: Gratuito

*Com informações da assessoria de imprensa

publicidade
publicidade
Diretores de 'Vingadores: Ultimato' pedem que fãs não revelem final da saga
Escola do carnaval de São Paulo irá homenagear artistas de Parintins em 2020
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.