Publicidade
Esportes
Vôlei e futsal

Um Festival para movimentar a cena esportiva de Manaus

As competições do Festival desportivo prometem revelar novos talentos dos esportes, com participação de cerca de 200 atletas. 27/10/2016 às 16:29 - Atualizado em 27/10/2016 às 16:51
Show  mcn8986  1
Atletas da Escolinha de Iniciação Esportiva (EIE) participarão do evento. (Foto: Mauro Neto/SEJEL)
acrítica.com* Manaus (AM)

O vôlei e o futsal serão os carros-chefes do 2º Festival Desportivo que acontece neste sábado, dia 29, na Vila Olímpica de Manaus, localizada no Dom Pedro. O evento vai reunir uma média de 200 atletas que participam da Escolinha de Iniciação Esportiva (EIE), programa do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). A competição inicia às 8h, com previsão de término ao meio-dia, e é aberta ao público.

No final de semana passada, 22 crianças e adolescentes marcaram presença na primeira etapa do Festival, que teve o basquete e o handebol como protagonistas. Desta vez, a bola nos pés e nas mãos será o destaque da competição que tem por objetivo o intercâmbio dos atletas e, principalmente, o amadurecimento competitivo entre as crianças e adolescentes que compõe a Escolinha.

“O primeiro festival desportivo foi no início do ano e tivemos ótimos resultados. Nossos alunos ficaram mais motivados e conseguiram vivenciar a rotina de um atleta, que não se resume ao treino, mas também as disputas. E para se destacar, é necessário saber equilibrar o corpo e a mente, algo que não se aprende do dia para a noite e sim vivenciando”, destacou a coordenadora da Escolinha, Lilian Valente.

Ainda segundo Valente, alunos de escolas próximas e instituições foram convidados e estarão também reunidas neste campeonato. Todos os participantes têm entre 8 a 17 anos e estarão sendo avaliados pelos técnicos.

“Tenho certeza de que o Festival será um sucesso e vai revelar muita gente boa. Nossos técnicos ficam de olho, prontos para identificar uma nova promessa do esporte, e investir pesados neles. Esse ciclo é super importante para o esporte, pois é necessário renovação para conquistas e a Escolinha visa muito isso. A nova safra de atleta com toda certeza está aqui e tem que estar pronta para o presente e futuro”, destacou.

Escolinha

A Escolinha de Iniciação Esportiva possibilita para muitas crianças o primeiro contato com os esportes Olímpicos (além do futsal). Atualmente, o programa reúne 1.200 alunos e oferece este ano as modalidades de atletismo, basquete, futsal, ginástica, handebol, judô, luta olímpica, tênis de mesa e vôlei, nos turnos matutino e vespertino, exceto o judô (apenas vespertino) e luta olímpica (matutino). 

As aulas acontecem de segunda a sexta, no complexo da Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, e reúne crianças e adolescentes de 8 a 17 anos. As aulas, este ano, iniciaram em março e seguem até dezembro. No início de 2017, acontecerá a renovação das inscrições.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade