Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
966.jpg
publicidade
publicidade

KART

3ª Etapa do Amazonense de Kart reúne 14 competidores na Vila Olímpica de Manaus

A competição deste ano terá mais cinco etapas, onde serão contados os pontos dos atletas até chegar a oitava e última etapa


27/05/2018 às 16:14

A tarde de sábado (26) foi de muita velocidade para 14 competidores que participaram da 3ª Etapa do Campeonato Amazonense de Kart, realizado no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus, no bairro Dom Pedro, Zona oeste da capital. A competição deste ano terá mais cinco etapas, onde serão contados os pontos dos atletas até chegar a oitava e última etapa.

O evento é uma realização da Associação dos Kartistas do Amazonas (AKA), que contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude Esporte e Lazer (Sejel). A corrida foi dividida em duas categorias: novatos e graduados. Cada uma com sete atletas que suaram o macacão para se classificar e ganhar troféus e medalhas. Os cinco primeiros foram contemplados com os prêmios. 

De acordo com o diretor técnico do campeonato, Cícero Barbosa, o Amazonas possui somente estas duas categorias. “Aqui no nosso Estado tem a categoria para iniciantes, que é justamente pros pilotos que estão começando agora no kartismo, e que ainda não tem aquela certa experiência. E tem a categoria principal para graduados, onde correm pilotos que já tem muito tempo de experiência”, disse. 

No decorrer da corrida, que se estendeu até a noite, o público que compareceu à pista de kart sentiu a adrenalina de ver os pilotos numa prova cheia de derrapagens pela pista, vazamento de gasolina, ultrapassagens emocionantes e, claro, muita velocidade em ambas as categorias, que ultrapassava os 56 km/h.

Na prova, a pista ficou dividida em traçados que chegaram a 1.700 metros. Ao todo, são 38 marcas no asfalto, que podem variar de 800 a 2.000 metros de distância. Por conta disso, a competição costuma ter 15 voltas divididas em 3 baterias, o que dá em torno de 75 voltas, conforme a organização do campeonato. 

Conforme o secretário da Sejel, Manoel Almeida, o kart é um esporte que precisa de apoio para que seja o mais popular possível. “Essa é uma modalidade esportiva que ainda não é muito praticada pelas pessoas, muito mais por ter um custo elevado. Mas, conforme a necessidade, a gente dá incentivo no que for necessário”, ressaltou o titular da pasta.

Campeões

Na modalidade graduados, o piloto veterano Márcio Pasaneli, que há oito anos não participava de nenhuma corrida deste esporte, disse que o kart está no sangue. “Eu retornei está com um mês, sou piloto das antigas e ganhei premiações nacionais e internacionais. Estou voltando com o intuito de me divertir, isso não tem explicação. Por mais que não estivesse aqui, sempre estava engajado com algo envolvendo esporte automotor”, ressaltou Pasaneli.

Representado a categoria novatos, o atleta Marcelo de Deus foi o campeão da terceira etapa e falou sobre a preparação. “Tem sido um campeonato acirrado e eu treino uma vez por semana. É puxado, trata-se de um esporte de custo alto, mas tenho equipe boa. O resultado está bem positivo”, contou.

Classificação 3ª etapa 2018

Graduados 

1º Pasaneli
2º Fabrício
3º Vidal
4º Lincoln
5º Gabriel

Novatos

1º Marcelo de Deus
2º Thiago Amoêdo
3º Vandinho
4º Nádio
5º Júlio

publicidade
publicidade
Aos 22 anos, jogador de futsal amazonense conquista título na Suíça
Atleta do Amazonas garante vaga para o Mundial Militar de Boxe na China
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.