Publicidade
Esportes
BAREZÃO DE TATAME

30ª edição do Campeonato Amazonense de jiu-jitsu movimenta o fim de semana

Tradicional competição, promovida pela Federação de Jiu-Jitsu Amazonense, acontecerá na Arena Amadeu Teixeira 12/05/2017 às 14:20
Show zcr021201 p01
O evento vai contar com atletas que foram destaques em competições nacionais e também em disputas internacionais. (Foto: Winnetou Almeida)
Valter Cardoso Manaus-AM

A trigésima edição do Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu movimenta o cenário do esporte neste fim de semana (13 e 14). Um dos torneios mais tradicionais da modalidade, com atrativos de sobra para os atletas da região. 

“O evento comemorativo celebra os quarenta anos de fundação da Federação Amazonense de Jiu-Jitsu. Realizaremos valiosas premiações em dinheiro, as atletas da categoria absoluta, desde o absoluto até a categoria de faixas preta”, explicou Rildo Heros, secretário administrativo da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas (FJJAM).
 
  A competição conta com disputas da categoria mirim até a sênior, desde a faixa branca até a faixa preta. 
Ao todo, mais de 60 academias e 1.500 atletas disputam as medalhas douradas e o lugar mais alto do pódio. “Estamos organizando cumprindo todo o regimento e todos os rituais para que se torne uma referência. Nosso jiu-jitsu é uma das potenciais mundiais”, completou Rildo.

Aberto ao público, o evento deve contar com grande participação dos amantes da “arte suave”, a partir de 9h, com portões abertos para os fãs e familiares dos atletas prestigiarem o campeonato, com garantia de consagrar talentos da terra. 

“Pela experiência que nós já temos aqui em Manaus, porque só de Federação já são 40 anos, e 30 anos de campeonato. Manaus já esteve no centro do cenário mundial e brasileiro de grandes competições. Acredito que desta vez, vamos ter um campeonato melhor”, explicou o atual presidente da Federação de Jiu-Jitsu do Amazonas e lenda do esporte na região mestre Osvaldo Alves.

O evento vai contar com atletas que foram destaques em competições nacionais e também em disputas internacionais como o recente torneio  Abu Dhabi World Pro de Jiu-Jitsu, no mês passado.     

História

A primeira edição do Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu aconteceu no dia 12 de setembro de 1977, no Colégio Militar de Manaus, em um momento de grande expansão da prática da modalidade na capital. “Neste período, Manaus vivia os dez anos de Zona Franca, havia um desenvolvimento muito grande na parte esportiva tanto dos esportes coletivos quanto nos de luta. Já existia o judô, já existia o próprio caratê, capoeira e eventos esportivos de grande porte como olimpíadas operárias, jogos universitários e jogos estudantis, que eram seletiva para campeonatos nacionais”, explicou Rildo Heros, e adiantou que o jiu-jitsu também cresceu no período. “O mestre Reyson Gracie veio a Manaus e  foi responsável pela implantação do jiu-jitsu esportivo e do brazilian jiu-jitsu no estado do Amazonas”, finalizou ele, explicando que após este momento,  a prática da modalidade cresceu consideravelmente.

Publicidade
Publicidade