Segunda-feira, 22 de Julho de 2019
jornalismo

A Crítica leva Prêmio Petrobras de Jornalismo com matéria sobre Copa Gay de Futebol

Reportagem premiada intitulada "Chute no Preconceito", sobre a Copa Gay de Futebol em Manaus, leva a assinatura de Leanderson Lima. O Jornal A CRÍTICA mantém a liderança no ranking dos veículos de comunicação mais premiados da Região Norte com a 23ª estatuetas ao longo de sua história



lele.jpg Editor do CRAQUE, Leanderson Lima recebe o prêmio no Rio de Janeiro
24/05/2016 às 21:32

O Jornal A Crítica aumentou sua coleção de troféus na noite desta terça-feira (24), quando o editor do caderno de esportes Craque, Leanderson Lima, ganhou o Prêmio Petrobras de Jornalismo, na categoria Jornalismo Esportivo Norte/Centro-Oeste/Minas Gerais, com a matéria "Chute no Preconceito", publicada em quatro páginas no dia 25 de agosto de 2014 sobre a rodada de abertura da 1ª Copa Gay de Futebol, realizada em Manaus.

"Foi muito legal ganhar o prêmio, porque foi numa categoria em que disputávamos com muita gente. Tenho 13 anos de carreira e é sempre na batalha, todo dia lutando, então é uma emoção muito grande quando conseguimos levar uma premiação deste alcance. É prova de que toda essa nossa batalha diária vale a pena", avaliou Leanderson, direto da Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro, onde a cerimônia aconteceu.

A Copa Gay de Futebol nasceu em 2014, logo depois do sucesso que foram as quatro partidas da Copa do Mundo FIFA na capital amazonense. Contagiados por esse espírito futebolístico, homossexuais assumidos se organizaram para realizar um torneio, com o objetivo de passar uma forte mensagem de combate ao preconceito. "Eles mostraram que não é pelo fato do cara ser homossexual que ele não pode participar de um jogo coletivo e de contato, como é o futebol", crava Leanderson.

O jornalista amazonense conta que os times foram compostos inclusive por jogadores que disputam habitualmente campeonatos amadores, como o Peladão. "Pegamos histórias de pessoas que jogam futebol no circuito de peladas da cidade e que lutam para se impor. E conseguem, isso que é o mais legal", acrescenta Leanderson.

A Crítica é o veículo de comunicação da Região Norte do País que mais ganhou prêmios de jornalismo ao longo de sua trajetória: com este, já são 23. O jornal A CRÍTICA é o único meio de comunicação amazonense a constar entre os 100 mais premiados do País, de acordo com uma lista compilada em janeiro deste ano pelo Jornalistas & Cia.

"Este prêmio não é só do Leanderson e sim de toda a equipe do Craque, inclusive do fotógrafo Winnetou Almeida, responsável pelas imagens da reportagem. Quero agradecer à empresa e à sua direção, que apostam no nosso trabalho sempre", completa o jornalista.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.