Publicidade
Esportes
Circuito Máster

Abertas as inscrições para a 1ª Etapa do Circuito Máster de Natação Paulo Caju

Etapa do Circuito Máster de Natação homenageia o nadador Jefferson Mascarenhas; competições acontecem no dia 11 de março, a partir das 8h30, na Aquática Amazonas 31/01/2017 às 14:21 - Atualizado em 01/02/2017 às 11:51
Show 14480762 1081732495253892 1843618005746753129 o
Organizada pela Associação Aquática Amazonas, em parceria com a Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), a etapa homenageia o nadador Jefferson Mascarenhas.(Foto: Alex Pazuello)
Jéssica Santos Manaus (AM)

Estão abertas as inscrições para a primeira etapa do Circuito Máster de Natação Paulo Caju. As competições acontecem no dia 11 de março, a partir das 8h30, na Aquática Amazonas (avenida Efigênio Sales, Zona Centro-Sul). Podem participar atletas com idade a partir de 20 anos.

 O circuito faz homenagens a grandes nadadores do Amazonas e, desta vez, o homenageado será ‘a lenda viva’ da natação amazonense, Jefferson Mascarenhas.


Jefferson Mascarenhas será homenageado pelos seus grandes feitos a serviço da natação amazonense. (Foto: AlexPazuello)

Jefferson Mascarenhas brilhou como o mais jovem campeão da Travessia Almirante Tamandaré, aos 13 anos de idade. Ao longo de sua carreira, o nadador fez mais de 25 vezes a travessia. Em 2015, ele completou o desafio Rio Negro Challenge Amazônia, nadando 30 km nas águas do Rio Negro.

Nas piscinas, o nadador conquistou muitas vitórias. Jefferson foi campeão de vários campeonatos Norte-nordeste de natação e foi bronze no Troféu Brasil, a prova mais importante da natação brasileira. Hoje, aos 49 anos, ele segue nadando e, quando participa de campeonatos máster, sempre garante excelentes resultados, como as oito medalhas que ganhou no Sul-americano Máster de natação, realizado em Manaus.

Jefferson disse que ficou muito feliz quando ficou sabendo que seria homenageado nessa competição e disse que ele foi um dos idealizadores do Circuito Máster. "Eu sempre quis que houvesse um Circuito Máster em Manaus, e fico feliz ao ver que a ideia deu certo e que a competição está aí homenageando pessoas importantes para a natação. Vários nomes já foram homenageados, e eu vejo a competição como uma oportunidade das pessoas verem ou reverem os grandes atletas do passado nadando de novo. Além disso, o circuito valoriza e incentiva os nadadores a continuarem nadando e buscando qualidade de vida", disse Jefferson.

Ano passado, três atletas que fizeram parte da história da natação foram homenageados. Na primeira etapa foi Gil Machado Jr., na segunda, Eduardo Piccinini e, na terceira, Eulina Aquino. A cada etapa, cerca de 50 atletas participam das provas na Aquática Amazonas.

Eulina Aquino, que foi campeã brasileira e atleta da seleção brasileira por vários anos, foi a homenageada da última etapa do ano de 2016. (Foto: Alex Pazuello)

"O circuito máster de natação foi uma iniciativa de homenagear o atleta Paulo Caju que foi um do ícone da natação amazonense e fazer com que a comunidade máster tivesse uma competição exclusiva da categoria. Em cada etapa homenageamos um atleta ou dirigente que nos anos anteriores muito fizeram pela natação amazonense, e são realizadas cinco provas diferenciando os quatro estilos e, além disso, são premiados os três primeiros em cada categoria com medalhas personalizadas do evento tanto no masculino como feminino", disse Pierre Gadelha, organizador do evento. 

Ele também relembrou a primeira edição do evento para mostrar o crescimento da competição. "A primeira etapa foi em março de 2013 e contou com 13 atletas participantes, já na última etapa de 2016, tivemos 62 atletas participando. Na próxima etapa, estamos homenageando o nadador e Professor Jefferson Mascarenhas que muito se dedicou, tanto a natação como ao esporte em geral", disse Pierre.

Ainda haverá mais duas etapas do evento este ano. As datas são 29/07 e 23/09, segundo Pierre Gadelha. "Além dessas datas, estamos estudando a possibilidade de fazermos mais uma etapa em dezembro", disse.

Inscrições

As inscrições vão até o dia 09/03, na Aquática Amazonas. O valor é de R$15,00 por prova. Os nadadores que farão as disputas no Circuito Máster de Natação participarão nas seguintes categorias: pré-master de 20 a 24 anos, máster A, 24 A 29 anos, máster B, de 30 a 34, máster C, 35-39, máster D, 40-44, máster E, 45-49, máster F, 50-54, máster G, 55-59, máster H, 60-64, e máster I, 65 adiante.

Serviço

O que é: Etapa Jefferson Mascarenhas do Circuito Máster de natação Paulo Caju.
Quando: 11 de março, a partir das 8h 30 da manhã
Provas: 50 metros costas, 50 metros peito, 50 metros borboleta, 50 metros livre e 100 m medley.
Mais informações pelo número da Aquática Amazonas: 98179-8733

Publicidade
Publicidade