Publicidade
Esportes
Craque

Abertura do Peladão Brahma 2014 será em clima de festa na Colina

 O estádio da Colina será pequeno para tanta mulher bonita e confrontos futebolísticos 27/09/2014 às 11:31
Show 1
Brenda Carioca foi eleita Rainha do Peladão em 2013
adan garantizado ---

A rivalidade entre Amazonas e Pará no esporte e principalmente no futebol é longa e cheia de capítulos históricos, que passam por disputas épicas nos anos 80, decisões de Copa Norte nos anos 2000 e, mais recentemente, uma “guerra” de projetos e argumentos para sediar a Copa do Mundo.

Hoje à tarde, a rivalidade entre amazonenses e paraenses ganhará um capítulo no maior campeonato de futebol amador do mundo, o Peladão Brahma 2014, que começa, a partir das 16h30, no estádio da Colina, no bairro São Raimundo, com entrada gratuita. Antes, a Rainha Brenda Carioca, chega de helicóptero, consolidando o desfile das atuais candidatas ao título.

Uma das atrações da festa que abre o Peladão Brahma 2014, é a disputa do “Troféu da Amizade: Amazonas x Pará”, entre equipes Amigos do Felipe Tabuleiro (atual campeão da categoria principal do Peladão) e Obidense FC (principal representante da comunidade paraense no Peladão). O jogo começa às 18h40 e promete fechar a cerimônia de abertura da 42ª edição da competição em grande estilo.

Os Amigos do Felipe Tabuleiro terá um time bem diferente daquele que foi campeão do Peladão 2013. Apenas cinco jogadores permaneceram no elenco da equipe do São José. Mesmo assim, o Tabuleiro promete um grupo ainda mais forte nesta temporada. “Nós continuamos com nossa essência. Não pagamos jogador pra fazer parte do nosso time. Somos uma equipe da comunidade, formada na base da amizade. Esta é a nossa principal força. E é claro que queremos mais um troféu para nossa galeria”, disse Daniel Nogueira, presidente da equipe.

A torcida da Zona Leste promete tomar conta da Colina. Cerca de 10 ônibus vão sair da frente da Escola de Samba Grande Família, às 14h30 de hoje, rumo ao estádio.

No Obidense, a meta é conseguir o tão sonhado título do Peladão neste ano. O time tem “batido na trave” nas últimas temporadas. A equipe manteve a base do ano passado e está disputando outras competições de futebol amador, como forma de preparação para o Peladão. “Nosso foco sempre é o Peladão. Nosso time jogou 71 jogos nos últimos dois anos e perdeu apenas um. Vencemos o torneio da Paz, o esquenta da Copa dos Bairros, empatamos até com a equipe profissional do Nacional em um jogo-treino deles. Todo este trabalho será colocado à prova no Peladão. Esperamos começar bem e conquistar esse troféu da Amizade”, analisou Donis Bentes, presidente do clube, que disputa o Peladão desde os anos 80, quando usava o nome “Paraense FC”.

A torcida do Obidense (que é dona de três títulos de melhor organizada da competição), também vai estar em peso na Colina e deve fazer muito barulho. “Nossa torcida é um incentivo muito grande. Eles fazem de tudo pela gente. E eles podem esperar que a gente vai corresponder em campo e vencer essa disputa”, disse o volante Juninho.

Antes do duelo principal da noite, outras atrações vão agitar a Colina. Às 16h30, será disputado o “Troféu Nova Colina”, entre Central do Coroado Master e Cidade Nova Master, reeditando a decisão da categoria no ano passado. Em seguida, acontece a chegada da Rainha do Peladão, Brenda Carioca.

Em números

640 equipes disputam o Peladão Brahma 2014. São 426 times na categoria principal, 134 na master, 45 no Peladinho (até 14 anos) e 35 times femininos. Para estas categorias, a bola começa a rolar pra valer a partir do dia 11 de outubro. Já as disputas entre os indígenas devem começar no mês de novembro.

Um brinde ao leitor

Independente dos resultados dos jogos da abertura do Peladão Brahma 2014, os torcedores de todas as equipes e os leitores de A CRÍTICA vão ganhar um motivo para brindar e comemorar bastante amanhã. Quem comprar um exemplar do jornal A CRÍTICA neste domingo, vai ganhar um copo comemorativo do Peladão Brahma (473 ml). “O copo é um brinde que será encartado gratuitamente no jornal. Nada melhor do que ele para brindar a parceria com a Brahma e os 41 anos do Peladão”, explicou a gerente de marketing da Rede Calderaro de Comunicação, Paula Vieira.

Durante a competição, a Brahma e a RCC vão preparar outras surpresas para os torcedores. “A Brahma é uma empresa que tem um envolvimento profundo com o esporte e com as comunidades. Eles sempre acreditam e buscam incentivar equipes, competições. Com certeza o nosso Peladão vai crescer ainda mais com a entrada deles”, destacou Paula.

Após a cerimônia de abertura, hoje, o Peladão vai “descansar” na semana que vem, por conta das eleições. A bola nas categorias Principal, Peladinho, Master e Feminino começa a rolar nos dias 11 e 12 de outubro.

Beleza e charme das rainhas

O Estádio da Colina ganhará um toque de charme e beleza amazonense com o desfile das candidatas a Rainha do Peladão 2014, a partir das 16h. Mais de 600 candidatas são esperadas para a abertura do maior campeonato de peladas do mundo, quando começa a busca pela coroa de rainha.

Uma comissão julgadora formada por 10 pessoas, entre jornalistas, dançarinos, cantores, produtores culturais e personalidades amazonenses, foi montada para fazer a primeira avaliação das concorrentes. “Esse será o primeiro contato das candidatas com jurados, por já se tratar de uma eliminatória. É importante que elas invistam em um visual legal, cabelo e maquiagem bem feitos, nada muito pesado, mas que estejam arrumadas”, aconselhou Kid Mahall, coordenador do concurso de rainhas.

Sobre o traje que deve ser usado, Mahall alerta: “Deve ser blusa do time ou qualquer outra blusa, contanto que esteja usando a parte de cima do biquíni por baixo da roupa. As meninas podem usar short ou calça, mas é essencial que elas não utilizem sapatos de salto alto, pois não é permitido pisar no gramado de salto. Podem usar sandálias baixas, tênis, rasteirinha, ou mesmo ficar descalças. O uso do meião fica a critério de cada uma também”, orientou o coordenador, que ressaltou, ainda, a importância da alimentação. “É fundamental que se alimentem bem e corretamente, para estarem bem fisicamente no momento do desfile”.

As candidatas devem chegar ao Estádio da Colina às 16h, quando começa a avaliação da comissão julgadora, portando o cartão de confirmação entregue no ato de inscrição e um documento de identificação oficial com foto.

PROGRAMAÇÃO

16h30 -  Disputa Troféu “Nova Colina”: Central Coroado x Cidade Nova

17h00 -  Chegada da Rainha do Peladão

17h30 -  Desfile das candidatas

18h00 -  Devolução do troféu 40 anos

18h10 -  Hino Nacional Brasileiro

18h20 -  Juramento dos atletas

18h25 -  Abertura oficial

18h40 -  Disputa do “Troféu Amizade AM x PA”: Amigos do Felipe/Tabuleiro x Obidense FC

Publicidade
Publicidade