Publicidade
Esportes
FOI DADA A LARGADA

Abertura dos Jogos Escolares do Amazonas reúne 200 escolas na 39ª edição

Competição escolar teve início nesta quarta-feira (20) com jogos de futsal na Arena Amadeu Teixeira. Evento vai até o dia 30 de julho com disputas em 16 modalidades. Campeões disputarão nova fase na Paraíba 20/07/2016 às 14:17 - Atualizado em 20/07/2016 às 15:37
Show abertura jeas
O tradicional evento contou com um grande público no Amadeu Teixeira (Foto: Mauro Neto/ Sejel)
Thaissa Cordeiro Manaus (AM)

A tradicional competição escolar está de volta. Os Jogos Escolares do Amazonas (Jea’s) chega a sua 39ª edição em 2016. No evento realizado na manhã dessa quarta-feira (20), na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira reuniu 200 escolas, entre particulares, públicas e federais. A abertura reuniu autoridades e contou com o acendimento da pira olímpica, encerrando com uma apresentação de ginástica rítmica.

O aluno da Escola Jacimar Silva Gomes, Paulo Arthur, foi responsável por acender a tradicional pira olímpica, o estudante de 14 anos, disse que foi uma sensação única e que levará pra toda a vida. Essa será a segunda participação, ano passado, o garoto conquistou o ouro na luta olímpica, e foi medalha de bronze nos jogos nacional. "Estava muito nervoso, mas graças a Deus tudo ocorreu bem, é uma emoção muito grande participar disso tudo, estou muito feliz", disse Paulo Arthur. 

Novidades

O titular da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer- Sejel, Fabrício Lima, comentou sobre as principais novidades do torneio escolar, como a retirada do índice, um grande problema na edição do ano passado, uma vez que os atletas conquistaram o primeiro lugar da modalidade, mas não podiam viajar pra a competição nacional, pois não bateram o índice.

“Todo mundo vai ter passagem, não tem isso de criança jogar e não viajar, o JEA’S é um momento de integração, oportunidade de viajar pela primeira vez, conhecer uma cultura diferente, além de tentar formar campeões do esporte, queremos formar campeões da vida, e esse momento é unico na vida de um estudante, eu joguei vários anos nos jogos, foi um momento de fazer amizade com alunos de outras escolas, outras culturas, quero dar a mesma oportunidade que eu tive para esses atletas. Os jogos são de inclusão e não exclusão", destacou Fabrício Lima.

Presente no evento, o Secretário de Educação do Amazonas, Algemiro Ferreira Lima aproveitou o momento para destacar a parceria com a sejel na realização dos JEA's "Junto com o Fabrício Lima programamos em tempo recorde, estava tudo parado, ele me apresentou o projeto, cuidamos de transporte, passagem e alimentação para os alunos. Estamos muito felizes, é um envolvimento de mais de 100 mil atletas desde as seletivas nos municípios. Todos vão disputar com lealdade e alegria os Jogos", relatou o titular da SEDUC.

Jogos Escolares do Amazonas

Ao todo, estarão em disputa 16 modalidades pelo torneio interescolar, sendo Atletismo, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginástica Rítmica, Handebol, Judô, Luta Olímpica, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Quadra, Vôlei de Praia, Xadrez, Jiu-Jítsu e Futebol, essas dois últimos esportes são inéditos na competição. As categorias disponíveis são infantil (de 9 a 11 anos) e juvenil (de 15 a 17).

O pontapé inicial ficará com o futsal, que iniciou nessa quarta com jogos a partir das 13h, no Amadeu Teixeira. 

Os campeões de cada modalidade ganham vaga para os Jogos Escolares da Juventude, as duas categorias serão realizadas em João Pessoa, na Paraíba. A infantil será dos dias 20 a 29 de setembro e a juvenil nos dias 10 a 19 de novembro.

Publicidade
Publicidade