Domingo, 16 de Junho de 2019
INICIATIVA

Academia de jiu-jitsu transforma vida de atletas por meio do esporte em Manaus

Projeto social criado há 19 anos no bairro Mauazinho, Zona Leste, beneficia cerca de 250 atletas e os afasta de problemas sociais



judo_70B6656E-0492-4603-8DFD-9491CCA9C0F6.JPG
23/05/2019 às 11:43

Considerado um dos principais motores do desenvolvimento social, o esporte exerce um papel super importante na vida das pessoas, independentemente da modalidade escolhida. A prática esportiva contribui com diversos benefícios como a formação de atletas, o desenvolvimento de valores como disciplina, caráter e competitividade, além de ser um instrumento infalível na inclusão social em setores que sofrem com a vulnerabilidade social.

No bairro Mauazinho, por exemplo, a academia Amazonas Top Team é um exemplo claro de como afastar a juventude da marginalidade através do jiu-jitsu. Há 19 anos, o faixa-preta Aírton Santos decidiu implantar o seu projeto social no bairro da Zona Sul de Manaus e hoje beneficia 250 atletas de várias idades por meio da “arte suave’, provando que o valor do esporte pode transformar a rotina da comunidade.

Ex-fuzileiro naval, Airton explica que o projeto tem o intuito de livrar crianças, jovens e adultos dos problemas sociais do bairro como violência e tráfico de drogas.

“No ínicio dos anos 2000, o bairro tinha uma fama de ser perigoso, tinha muita briga de galera. Como eu também mudei através do jiu-jitsu, decidi implantar o lado social do esporte na comunidade”, conta Airton.

O mestre ressalta ainda que no começo, a comunidade não gostou da academia, mas com o passar do tempo, começaram a aceitar a ideia.

“Por ser uma arte marcial, os comerciantes não curtiram muito, criticaram que era um esporte violento, mas depois que meus alunos começaram a se destacar em campeonatos, eles aprovaram”, lembra Airton.

Hoje, a academia Amazonas Top Team já revelou campeões amazonenses, brasileiros e mundiais nos tatames, além de ajudar os jovens a trocar o caminho errado pelo certo.

“Ver atletas campeões, que chegaram sem rumo nenhum e hoje viajam pelo Brasil, sobem ao pódio e ganham medalhas, isso não tem preço”, conclui Airton.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.