Domingo, 19 de Maio de 2019
Craque

Agora é com a Dilma: MP do futebol é aprovada no Senado

Medida Provisória passou sem grandes mudanças pelos senadores e aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff. Os clubes poderão dividir seus débitos em até 240 parcelas, mas sofrerão punição caso atrasem salários de jogadores



1.jpg
MP do futebol passou pelo Senado e aguarda apenas sanção da presidente Dilma.
14/07/2015 às 10:00

O plenário do Senado aprovou nesta segunda-feira (13) a Medida Provisória do Futebol, que refinancia as dívidas fiscais e trabalhistas dos clubes com a exigência de uma gestão mais responsável por parte dos dirigentes do esporte.

Como o texto original da MP sofreu mudanças na passagem pelo Congresso Nacional, a versão aprovada pelo Senado ainda precisa ser sancionada pela presidente Dilma Rousseff, informou a Agência Senado.

O parcelamento facilitado é feito através do Programa de Modernização do Futebol Brasileiro (Profut), em que os clubes poderão dividir seus débitos em até 240 parcelas de no mínimo 3 mil reais, contando com redução de 70 por cento das multas, de 40 por cento dos juros e de 100 por cento dos encargos legais.

A adesão ao Profut é condicionada ao cumprimento de práticas de gestão e responsabilidade fiscal. Os clubes não poderão mais antecipar receitas e deverão limitar seus gastos com folha de pagamento de atletas a 80 por cento dos rendimentos -- o texto original apontava 70 por cento.

Entre outras regras estão o pagamento em dia de salários e direitos de imagem, a limitação do mandato presidencial (quatro anos e uma reeleição), a regularidade das obrigações trabalhistas e tributárias e a manutenção de conselho fiscal autônomo.

O cumprimento das responsabilidades pelos clubes será fiscalizado por um novo órgão: a Autoridade Pública de Governança do Futebol (Apfut), criada no âmbito do Ministério do Esporte, acrescentou a Agência Senado.

A MP cria também duas loterias para angariar recursos para os clubes, além da já existente Timemania.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.