Segunda-feira, 22 de Abril de 2019
publicidade
34392012_1811124392286480_284481964918964224_o.jpg
publicidade
publicidade

INTERIOR COMO OPÇÃO

Airãoman mostra que municípios do interior têm potencial para receber grandes eventos

Sucesso do triathlon realizado em Novo Airão abre possibilidade para que cidades do interior recebam mais competições esportivas.


06/06/2018 às 14:55

Novo Airão é um município conhecido pelos amazonenses e por turistas como detentor de beleza natural extraordinária. Mas, no último fim de semana, a cidade dos botos, rio, lagos e igapós virou também a terra do Airãoman – de uma prova de sprint triathlon no meio da floresta amazônica.

Realizada pela prefeitura de Novo Airão, em parceira com a Federação amazonense de Triathlon (Fetriam), a prova atraiu atletas, amigos e familiares, que aproveitaram a competição para curtir as atrações do município, deixando Novo Airão, já com o pensamento de retornar no ano que vem, pois a cidade tem tudo para entrar definitivamente no calendário do triathlon amazonense.

O evento movimentou a cidade e deixa a pergunta: o que falta para que sejam realizados mais eventos esportivos nas cidades metropolitanas e do interior do Estado? Talvez apenas vontade e apoio dos municípios.

“Eu achei uma iniciativa fantástica do município de Novo Airão, fazer a prova de triathlon lá, bem no coração da Amazônia. Ficou muito lindo ver os atletas nadarem no Parque de Anavilhanas, pedalar na cidade, na estrada de Novo Airão, e notei que a população toda participou, saiu de suas casas para assistir ao evento”, conta Tatiane Medina, vice-presidente da Fetriam.

Para ela, o mais legal foi a novidade trazida pela federação aos atletas. “Levar os atletas para fora de Manaus, mudar o percurso para proporcionar uma nova experiência foi algo desafiador e também fantástico. Foi uma grande satisfação pra gente ter assumido e cumprido esse desafio e também proporcionar uma beleza indescritível, que é a do Amazonas”, afirma.

Ironman e Airãoman

O Airãoman chamou a atenção dos triatletas e amantes de esporte pela brincadeira que foi feita, aproximando o nome da cidade ao nome da famosa prova de triathlon Ironman. Sobre isso, o Secretário de Turismo do município, Kleber Bichara, explica que foi justamente essa aproximação de nomes que trouxe à tona a ideia para realizar a prova em Novo Airão.

“A ideia surgiu através de uma coincidência de nomes. Nós temos até uma tradição de grandes ciclistas, mas no triathlon não, estamos trazendo algo novo com o Airãoman”, ressalta. “O objetivo primordial do evento foi movimentar a cidade, e isso a gente conseguiu. Acho que ver os atletas dando seu role de bike na cidade, competindo no rio e pelas nossas ruas já causou grande impacto para os moradores. Esse é um evento que a cidade abraçou, e a ideia é que ele entre mesmo para o calendário da federação. A gente almeja realizar provas mais longas, até um “Ironman” (risos)”, disse.

Superou as expectativas

Para Leandro Moreira, presidente da Fetriam, a prova em Novo Airão ultrapassou as expectativas. “Saímos da zona de conforto de realizar provas na Ponta Negra, em Manaus, que é um lugar conhecido, e fomos a um lugar novo, com percurso novo, balizado por nós um mês atrás, mas estávamos preocupados se ele iria agradar e, pelo ‘feedback’ da galera, o ciclismo foi excelente, a natação também, e a corrida foi num percurso com subidas desafiadoras e também com a parte plana, então tivemos um molho de tudo. É difícil fazer uma prova perfeita, mas, com pequenos ajustes, podemos dizer que temos um novo centro para realizar provas”.

O campeão geral da prova, André Martins, destacou que todos ganharam com a prova. “Foi sensacional correr em Novo Airão, um município que recebeu todos os atletas de braços abertos, e é incrível pois todos ganharam, o município ganhou com a geração de renda ligada ao turismo, e os atletas ganharam com a energia da população. Correr em municípios é bem legal, pois, além de conhecermos lugares novos, divulgamos o nosso esporte em todo o Estado”, disse ele.

publicidade
publicidade
Dupla é presa após roubar casal de idosos que ofereceu alimentos e abrigo da chuva
Situação nutricional de crianças de Novo Airão gera estudo inédito
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.