Publicidade
Esportes
NO TATAME

Amazonas conquista 15 medalhas no 1º dia de Campeonato Brasileiro de Judô-Regional I

Com participantes de sete estados, competição termina neste domingo (29). Evento acontece na Arena Amadeu Teixeira 27/04/2018 às 17:56
Show sem t tulo
acritica.com Manaus (AM)

Com 15 medalhas para o Amazonas, sendo duas de ouro, seis pratas e sete bronzes, teve início nesta sexta-feira (27), o Campeonato Brasileiro de Judô-Regional I, na Arena Poliesportiva do Amazonas (Amadeu Teixeira), localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul. A competição, que é organizada pela Federação Amazonense de Judô (Fejama) e coordenada pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). O evento, que será finalizado no domingo (29) e é aberto ao público, reuniu competidores de sete Estados.

Para o diretor técnico da Fejama, David Azevedo, o campeonato será de grande incentivo à prática da modalidade no Amazonas. “Hoje tivemos competidores da classe Sênior, em oito categorias (superligeiro, ligeiro, meio-leve, leve, meio-médio, médio, meio-pesado, pesado). O Amazonas teve um bom resultado, ainda mais por conta de o esporte estar reunindo cada vez mais adeptos nas academia, e esperamos repetir o feito da última competição regional, que ocorreu no Pará. Na oportunidade, fomos campeões gerais e, se tudo der certo este ano, levaremos o bicampeonato”, disse.

O gestor técnico nacional de eventos da CBJ, Matheus Teotônio, afirmou que as expectativas para os três dias de evento são muito boas. “Estamos reunindo nesta competição os melhores atletas destes sete Estados. É um evento de alto nível, que incide em um processo de classificação e pontuação para o ranking nacional. Estamos executando duas classes por dia, com exceção da classe sênior, que teve início hoje (27/04)”, explicou.

Com a participação de Estados do Norte e Nordeste do país como Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Maranhão, Piauí e Ceará, o campeonato será realizado ainda nas classes sub-13, sub-15, sub-18, sub-21, tanto no gênero feminino quanto no masculino. Para os inscritos no sub-18, sub-21 e sênior, o resultado será uma pontuação no ranking nacional da modalidade, já os medalhistas do sub-13 e sub-15 estarão automaticamente classificados para o torneio em sua etapa nacional.

Lugar no pódio 

Representante do Amazonas na categoria Ligeiro (-66kg), o atleta faixa preta Adriano Rodrigues, de 32 anos, conquistou o mais alto lugar no pódio e garantiu o primeiro ouro para o Estado na competição. Atleta da Associação Comunitária de Pais e Alunos de Judô do Amazonas (Acopajam), acumula muitos títulos em sua carreira esportiva, dentre eles o de 3º melhor judoca brasileiro pelo ranking nacional e 3º lugar na seletiva olímpica, ambas as conquistas em 2017.

“Treino cerca de 4h por dia e há dois anos decidi treinar no Minas Tênis Clube, em Minas Gerais, onde consegui uma grande experiência. Hoje (27/04), conquistei o ouro em minha categoria, que possuía 16 atletas. Fiz quatro combates e, na final, consegui impor meu ritmo e alcançar a vitória. Meu foco é conseguir uma vaga na seleção brasileira de judô e estou me esforçando para que isso se torne realidade. Agradeço a todos os que fizeram parte desta conquista, direta ou indiretamente, e, de modo especial, à torcida que é fundamental para o envio de energias positivas e boas vibrações para quem está lutando”.

O atleta faixa marrom Osmar Santos, de 23 anos, também garantiu seu espaço e o ouro para o Amazonas. Lutador da Associação Esportiva de Artes Marciais Amazônia (Aeamam), é bicampeão amazonense na categoria Pesado (–100kg) e campeão dos Jogos Universitários do Amazonas (JUAs). “A sensação de orgulho e dever cumprido é inevitável. Minha sensei, Denise Oliveira, me apoiou muito nessa preparação para a competição, assim como meus colegas de academia e o seu Francisco, marido da sensei. Foram treinamentos intensivos de musculação e parte específica. Ao todo fiz quatro lutas e, graças a Deus, consegui essa vitória para o meu Estado e para os que acreditaram no meu potencial”, afirmou.

Confira os medalhistas amazonenses do 1º dia de combates:

Ouro masculino

Adriano Rodrigues (-66kg)

Osmar Santos (+100kg)

Prata feminino

Rita Reis (-44kg)

Carolynne Hernandez (-52kg)

Ana Sousa (-63kg)

Greyce Kely (-70kg)

Ítala Bianca (-78kg)

Prata Masculino

Marcelo Fonseca (-90kg)

Heraldo Júnior (+100kg)

Bronze Feminino

Adriana Oliveira (-48kg)

Rafaela Barbosa (-57kg)

Laura Silva (-70kg)

Bronze Masculino   

Jeriel Lima(-60kg)

Yury Rodrigues (-73kg)

Cristiano Pereira (-100kg)

Publicidade
Publicidade