Amazonas conquista 17 medalhas no 2° dia de competições nas Paralimpíadas Escolares
Com esse resultado, a delegação baré soma 33 medalhas nos dois dias de competições. O evento encerra nesta sexta-feira e com mais conquistas à vista.
Os estudantes paratletas amazonenses seguem brilhando nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo. Nesta quinta-feira, segundo dia de competições, as feras do paratletismo amazonense conquistaram 16 medalhas, sendo sete de ouro e nove de prata, desta vez nas provas do lançamento do disco, arremesso do peso, 150 metros, 250 metros, 400 metros e tênis de mesa. Com esse resultado, a delegação baré soma 33 medalhas nos dois dias de competições. O evento encerra nesta sexta-feira e com mais conquistas à vista.
Uma dessas medalhas foi conquistada pela estudante do 7º ano Ensino Fundamental, Ana Beatriz Nascimento Moreira, 13, que ficou com a prata na prova dos 150 metros T12 (deficiente visual) Sub-14, com o tempo de 30’86”, e foi conduzida pelo guia e técnico, Joaquim Filho. Com o feito, ela encerra sua primeira participação nas Paralimpíadas Escolares com três medalhas, sendo que ela ficou com duas medalhas de pratas no primeiro dia de competição.
“Felicidades para mim, porque é a primeira vez que participo. É uma sensação muito boa. Meus pais estão muito orgulhosos de mim”, declarou a jovem estudante, ao ressaltar que é a primeira vez que viaja de avião e se distancia temporariamente dos pais. Assim como boa paratleta, ela garante que é ótima estudante na E.E.Professora Hilda Azevedo Tribuzy.
Das 12 modalidades disputadas nas Paralimpíadas Escolares deste amo, a delegação do Amazonas disputa em três (atletismo, bocha e tênis de mesa) com resultados satisfatórios para a equipe.
De Parintins para todo o Brasil
O “menino de ouro” de Parintins, no tênis de mesa, Kael de Souza Modesto, 14, não tomou conhecimento do adversário representante do Distrito Federal e venceu por 3 a 0, com impressionantes 11 x 0, 11 x 3 e 11 x 0. Ele confessou, após a partida, que esperava pelo resultado devido aos treinos praticados na terra dos bois Garantido e Caprichoso.
“Eu queria honrar o meu Estado e consequentemente a minha cidade e ganhar as medalhas”, declarou, ao ressaltar que no dia anterior já havia conquistado outro ouro, mas em duplas. Agora, Kael, que estuda no Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, retornará a Parintins com duas medalhas douradas no peito.
A técnica de Kael na competição, Hélida Cardoso, não conseguiu esconder a emoção pela conquista e atribui o grande desempenho do jovem promissor ao técnico dele na escola. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. É a primeira vez que Parintins participa de uma competição dessas e já levar duas medalhas de ouro é uma honra muito grande. O professor Jorge Andrade é um parceiro muito grande na escola.
Mais um ouro
Conquistando a terceira medalha nos jogos, o paratleta João Lucas dos Santos, 13, arrastou o ouro, nesta quinta-feira, na prova do arremesso do peso F37 (paralisia cerebral) Sub-14, com a marca de 6,89m. Na última quarta-feira ele já havia conquistado o ouro no lançamento da pelota e prata no salto em distância.
“É uma sensação muito boa, por causa do meu desempenho e as dicas do professor. Meus pais vão ficar muito felizes”, declarou o jovem paratleta que cursa o 7º ano do Ensino Fundamental na E.E. Coronel Pedro Câmara (CMPM 8) e que participa pela segunda vez das Paralimpíadas Escolares.
Satisfeita com a prata conquistada, a estudante-paratleta Clarice Yaeko Cardoso Hazaoka, 17, ficou com a segunda colocação na prova do lançamento do disco F34, com a marca de 2,41m e soma a segunda prata em dois dias de competições, pois no primeiro dia ela ficou como a prata no arremesso do peso.
"Eu não esperava pelo resultado, pois eu estava treinando pouco, mas valeu a pena o resultado", comentou a estudante da E.E. Romero de Miranda Leão. Nesta sexta-feira (23/11) e último dia de competições paralímpicas, ela espera aumentar as conquistas de medalhas na disputa do lançamento do dardo.
MEDALHAS
- Camili Vitória da Silva Guedes, 15 (guia Joaquim Filho) – prata nos 250m - F13
- Ana Beatriz Nascimento Moreira, 13 (guia Joaquim Filho) – prata nos 150m - T12
- Wesley Emerson Carvalho de Oliveira, 12 (guia Joaquim Filho) – prata nos 150m - T12
- Nicole Nataly de Figueiredo Ordones, 15 – ouro no lançamento do disco - F37
- Matheus Stevens Farias Dias, 15 – prata nos 150m - T46
- João Lucas dos Santos, 13 – ouro no arremesso do peso - F37
- Clarice Yaeko Cardoso Hazaoka, 17 – prata no lançamento do disco - F34
- Lucas Amorin de Matos, 17 – ouro no salto em distância T45 e ouro nos 400m - T45
- Kael de Souza Modesto, 14 – ouro no tênis de mesa – C9
- Richard Hyller Santos de Oliveira, 13 – ouro nos 150m – T47
- Rosilângela Duarte de Lima, 16 – ouro no lançamento do disco – F13
- Pablo Kauã Nogueira Ramos, 14 – prata no arremesso do peso – F13