Publicidade
Esportes
Craque

Amazonas está em três finais nos Jogos Escolares da Juventude 2013, em Belém, neste sábado

Equipes femininas de basquete, futsal e voleibol lutam pelo primeiro ouro em suas modalidades na maior competição estudantil do Brasil 16/11/2013 às 11:44
Show 1
Basquete do Adalberto Valle (de azul) vai disputar o título no clássico contra o Pará
ACRÍTICA.COM * ---

Neste sábado, 16 de novembro, o Amazonas disputa três finais de modalidades coletivas nos Jogos Escolares da Juventude 2013, etapa 15 a 17 anos, em Belém do Pará. As equipes femininas do Adalberto Valle (basquetebol), Recanto da Criança (futsal) e Nilton Lins (voleibol) lutam por inéditas medalhas de ouro na maior competição estudantil do Brasil. As semifinais aconteceram na manhã desta sexta-feira, 15 de novembro.

No torneio de basquete feminino, as meninas do Centro Educacional Adalberto Valle (Morada do Sol) bateram o Mato Grosso do Sul por 54 a 46 e vão encarar um clássico regional na disputa pelo título: o Pará, que venceu Alagoas por 69 a 66 na outra semifinal do dia.

Recanto imbatível
No futsal, o invicto Recanto da Criança venceu Alagoas por 7 a 2.  O destaque da partida novamente foi Victória Cabral, que marcou quatro gols da equipe amazonense. Também marcaram Luziane (2) e Laudinéia “Thayná” (1). O adversário da final será Minas Gerais, que venceu Rondônia por 10 a 5 na outra semifinal.

No torneio de voleibol, as meninas da Escola Nilton Lins superaram o Mato Grosso do Sul por 3 sets a 0. O adversário da decisão será a seleção de Belém do Pará, que fez 3 a 0 no representante de Rondônia na semifinal.

Guerreiras do Nilton Lins
O time do técnico Alexandre Chaves está invicto no torneio, com vitórias sobre Alagoas, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. O elenco esperar chegar ao ouro e dedicar a medalha ao colega da Escola Nilton Lins, Pedro Nicolas Sena da Silva, que morreu na última quarta-feira, 13, em consequência de um atropelamento em Vitória.

 “Eu adorava ele, chorei muito, mas essa vitória (falando sobre a final de sábado) vai ser para ele”, diz a oposta da Nilton Lins, Andressa Magalhães, emocionada com o acontecimento que deixou o esporte amazonense de luto.

Apoio do governo
O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel), enviou para Belém uma delegação formada por 175 pessoas, entre atletas, técnicos, oficiais e assessoria de imprensa.

Realizadores e patrocinadores
Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

* Com informações da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer

Publicidade
Publicidade