Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019
Craque

Amazonas no topo do pódio: dupla amazonense conquista brasileiro escolar no Tênis de Mesa

André Murchie e Luíz Luzio conquistaram categoria de duplas nos Jogos Escolares Brasileiros, derrotando dupla de São Paulo, o principal pólo do esporte na América Latina



1.jpg André Murchier (direita) e Luiz Luzio (canhoto) conquistaram o ouro nas duplas
09/09/2015 às 20:28

O tênis de mesa amazonense pode comemorar. Na competição escolar mais importante do País, os Jogos Escolares da Juventude (versão de 12 a 14 anos), disputados no último final de semana, em Fortaleza, Ceará, os atletas da raquete e da bolinha fizeram bonito e saíram com um saldo de quatro medalhas: duas de bronze (duplas masculinas e equipes feminino), uma de prata (duplas mistas) e uma ouro (duplas masculino)

O destaque maior ficou para as promessas André Murchié, 13, e Luiz Luzio, 14, que desbancaram na final a dupla paulista formada Rafael Torino e Lucas Basani, por 2 sets a 0, com parciais de 11/8 e 11/9. Vale lembrar que o estado de São Paulo é um dos grandes polos do tênis de m esa na América Latina e produz os atletas de nível olímpico no esporte, o que valoriza ainda mais a conquista, a primeira a nível nacional da dupla amazonense.



“No geral foi muito bom. Ganhamos três medalhas (no masculino) e jogamos muito bem. Estou muito feliz por ganhar, isso mostra que os treinos estão rendendo e que estamos evoluindo sempre”, escreveu André Murchié ao CRAQUE pelo aplicativo de conversas Whatsapp. Atleta da seleção brasileira, Murchié já havia se sagrado campeão sul–americano sub-13 por equipes e bronze no individual na semana passada, confirmando-se como uma das maiores revelações do tênis de mesa amazonense nos últimos anos. De Fortaleza, ele foi para São Paulo a fim de participar do programa de captação de talentos da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) Diamantes do Futuro. 

O técnico da dupla vencedora nos jogos escolares, Pedro Filho, destacou o equilíbrio e entrosamento da dupla masculina nos jogos escolares, assim como a estratégia traçada pela equipe, que só teve uma mês para se preparar após a classificação para a competição nacional. “O esquema tático foi bem proveitoso. (...) O entrosamento deles e essencial, pois há quatro anos eles participam de competição naciona ”, avaliou o técnico, orgulhoso de seus pupilos.

Luiz Luzio, em entrevista para o site da CBTM, atribuiu o ouro nas duplas, entre outras coisas, à capacidade de superação da dupla amazonense. “Foi muito difícil, mas nós conseguimos. Entraram algumas bolas minhas que não estavam entrando em outras competições. Tive mais cabeça, força de vontade e foco”, disse. “

Feminino

No feminino, as atletas Brenda Nacena e Annifer Camarão ficaram com a medalha de bronze nas duplas, após perder nas semifinais para a equipe de Santa Catarina e, em seguida, derrotar Sergipe por 2 sets a 1, com parciais 11/7, 11/8 e 7/11.

Comentário - Felipe de Paula (repórter do CRAQUE)

Mesmo não um terço da estrutura e experiência internacional dos grandes centros do tênis de mesa brasileiro (em São Paulo), a modalidade sempre foi um destaque nacional do Amazonas. É importante ressaltar que estar entre os melhores do Brasil é estar entre os melhores da América, visto que o País disputa o topo dos rankings em competições dentro do continente americano.

Dizia-se - e ainda se diz - que a baixa estatura média do amazonense contribuía para isso. Seja como for, o fato é que as várias gerações formados pelo mestre Clovis (ou simplesmente Seu Clovis) conquistaram espaços antes exclusivos dos grandes sempres desportivos do País. Lendas como o pentacampeão brasileiro Israel Barreto, pentacampeão brasileiro, assim como Lígia Silva, recordista amazonense em participação em Olimpíadas, provam isso.

Porém, desde o auge desses atletas não surgem amazonenses com tanta chance de figurar entre os melhores do Brasil - portanto da América - como nos últimos anos. André Murchié, Luiz Luzio, Amanda Marques, Alive Lavareda são apenas alguns dos nomes que merecem que merece um olhar especial do esporte amazonense.






Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.