Publicidade
Esportes
RIO DE JANEIRO

AM se destaca no Campeonato Brasileiro de Wrestling e no Torneio da Juventude

Seleção amazonense de wrestling volta do campeonato brasileiro e do Torneio da Juventude com muitas medalhas e vagas para campeonatos internacionais 26/06/2017 às 19:36 - Atualizado em 26/06/2017 às 19:37
Show whatsapp image 2017 06 26 at 15.24.27
Diana Alves (56 kg) foi uma da lutadoras vitoriosas do Amazonas. Ela venceu o Brasileiro Estilo Livre, e conquistou vaga para o Pan-americano, na Argentina. (Foto: divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A delegação amazonense brilhou no Campeonato Brasileiro de Wrestling Cadete e no Torneio da Juventude 2017, competições realizadas no último fim de semana, no Rio de Janeiro. No resultado geral, a seleção masculina conquistou o primeiro lugar, e a feminina, o terceiro. O Amazonas conquistou 12 medalhas de ouro, e todos os campeões obtiveram vagas para competir torneios internacionais.

A seleção que representou muito bem o Amazonas nas competições veio do Projeto Social Amazonas Club da Luta, do Projeto do Colégio Militar da Polícia (cmpm) e também do Ctara, da Vila Olímpica de Manaus. Os atletas foram acompanhados pelos técnicos Anderson Alves e Jorge Luís Lao, e viajaram com o apoio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer.

O técnico Anderson Alves, do Projeto Amazonas Club da Luta, atribui os resultados positivos da seleção amazonense ao trabalho em longo prazo. “Nossos atletas treinam conosco a vários anos. O Helisson, que é destaque nacional, treina há nove anos comigo, ou seja, o que esses lutadores conseguem fazer hoje é por conta de um bom planejamento e muito treinamento. Os garotos da Vila e do cmpm também seguem a mesma linha”, afirma ele.

Torneio da Juventude

No Torneio da Juventude, Ketellen Fernandes (46 kg), Diana Alves (60 kg), Helisson Bresson (46 kg) e Bryan Lucas (54 kg) venceram nas suas categorias e, com o resultado, garantiram vaga para os Jogos Sul-americanos da Juventude, que vão acontecer entre 6 a 8 de outubro, no Chile. Outros pódios vieram com Mariana Estefano (46 kg) e Eliovaldo Feitosa (63 kg), que conquistaram a prata, e Layene Silva (52 kg) e Helton Gama (58 kg), o bronze na competição.

Brasileiro de cadetes

No Brasileiro de Cadetes, categoria Greco-romana, Lucas Leal (58 kg) garantiu o ouro e Helton Gama e Fabioney Monteiro, o bronze.

No Estilo livre feminino, Mariana Estefano (40 kg), Ketellen Fernandes (43 kg) e Diana Alves (56 kg) conquistaram o lugar mais alto do pódio, e Raíssa Pimentel (60 kg) e Sanmara Müller (70 kg) ficaram com a terceira colocação.

No Estilo Livre masculino, mais vitórias, com Helisson Bresson (46 kg), Bryan Oliveira (54 kg), Paulo Arthur (58 kg) e Cristian Leite (63 kg).

Todos os campeões estão com vagas garantidas no Pan-americano de Cadetes, que acontecerá na Argentina, entre os dias 7 a 9 de julho.

 “Obtivemos ótimos resultados, e agora nossa primeira expectativa para a competição da Argentina, daqui a duas semanas, é com as passagens e dinheiro que os atletas vão precisar para se manter no país. Em relação aos resultados, acredito que podemos brigar pela medalha de ouro em todas as categorias”, ressalta Anderson.

Quem também está buscando apoio para as passagens dos atletas para o Pan-americano é o técnico Waldeci Silva. “A confederação está passando por momentos de dificuldades, ainda não conseguiu fazer todos os ajustes com o patrocinador, então, estamos buscando a possibilidade de irmos a esse campeonato, pois pelo menos a ida dos atletas para o Sul-americano já está garantida pelo Comitê Olímpico”, disse ele.

Publicidade
Publicidade