Publicidade
Esportes
Craque

Amazonense de 17 anos participará de Campeonato Brasileiro sub-17 de Levantamento de Peso

O atleta Vinícius Souza disputará sua primeira competição nacional nos dias 20 e 21 de maio 19/05/2015 às 15:46
Show 1
Vinícius, em dois anos de treino, levanta 132 quilos, oito a mais do que o índice exigido pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que é de 126kg
Camila Leonel Manaus (AM)

Vinícius Alves Souza, de 17 anos, participará, no dia 20 e 21 de maio, de sua primeira competição nacional de levantamento de peso. O atleta amazonense irá disputar o Campeonato Brasileiro sub-17, no Rio de Janeiro, e a sua participação servirá  como preparação para o Campeonato Brasileiro de Levantamento de Peso no mês de setembro. A participação de Vinícius, que há dois anos treina na modalidade, será uma marca para o Estado do Amazonas já que ele será o primeiro amazonense a disputar uma competição nacional do esporte. Vinícius competirá na categoria leve, até 69 kg.

“O Vinícius é um atleta novato, tem 17 anos de idade e ele participar do campeonato é uma marca, porque é a primeira vez que um atleta do Amazonas participa dessa competição. Ele está sendo treinado lá na Vila Olímpica e essa experiência é importante para adquirir esse intercâmbio com os atletas de centros como São Paulo, Rio e Minas”, disse.

O treinador contou que a preparação está  forte para que o atleta faça bonito em sua primeira competição.

O começo

Vinícius conta que começou a treinar por sugestão do pai e acabou gostando do esporte.  “Comecei a treinar por causa do meu pai.  Um amigo dele iria treinar levantamento de peso e ele me indicou a participar dos treinos junto com esse amigo  que estava começando e eu dei sorte e me saí bem no esporte”, contou.


A genética ajuda

De acordo com Ventilari,  apesar de estar distante dos grandes centros, o Amazonas tem potencial para “correr por fora”. Ele destaca que as características físicas dos amazonense favorece a prática do halterofilismo.

Tipo amazonense

 “Os atletas, de maneira geral, tem uma boa estrutura física. Eles têm uma estatura baixa ou mediana e são fortes. Essa é a constituição anatômica do amazonense, por isso que o Amazonas tem os melhores atletas no jiu-jitsu e no MMA. E para o levantamento de peso não é diferente. Temos um bom material humano no Amazonas”, explica. O grupo treinado por Ventilari é formado hoje por cerca de 30 atletas. Destes, 12 são considerados atletas de alto nível.


Publicidade
Publicidade