Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
Craque

Amazonense defende o bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco

O atleta e treinador, Roberval Santos, 43,  disputará a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, que acontece em Antalya, na Turquia.



1.jpg Roberval superou até o atual campeão mundial Christopher Perkins no caminho da final
04/10/2013 às 08:23

O arqueiro Roberval Santos, 43, está a um passo de escrever mais uma vez o seu nome na história do esporte amazonense. Nesse sábado (5) ele disputará a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Tiro com Arco, que acontece em Antalya, na Turquia. Roberval é atleta e treinador de tiro com arco do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

Em entrevista pela rede social Facebook, Roberval Santos contou que o vento foi seu maior adversário durante toda a fase de classificação na disputa com o arco composto. “Hoje estou insuportável de tanta alegria! Atirei muito bem contra quem eu considero meu maior adversário: o vento!”.

Avanço

Nada que impedisse o avanço do arqueiro do CTARA no Mundial da Turquia. “Venci meu primeiro combate na fase 1/16 contra Evert Ressar (Estônia) por 138 a 136. Depois venci o britânico Adam Ravenscroft por 138 a 133, na fase 1/8. Nas quartas de final superei o atual campeão mundial Christopher Perkins (Canadá) por 133 a 130”, contou ele, lembrando que as pontuações foram muito baixas devido ao vento, que oscilou entre 60 e 80 km/h.

Semifinal

Na semifinal, Roberval Santos perdeu para o francês Pierre Julien Deloche por 130 a 108, com dois tiros fora do alvo. “O vento estava tão forte que em meu segundo tiro contra ele eu me atrapalhei e soltei o gatilho, bateu no arco e por sorte caiu perto de mim. Mesmo assim ficamos todos felizes com o resultado do Brasil neste Mundial”, escreveu.

Às vésperas da disputa da medalha de bronze, Roberval Santos fez um apelo pela maior divulgação do tiro com arco no Brasil. “Eu queria muito que um dia nossa televisão pudesse transmitir uma final de Campeonato Mundial. Tomara que dessa vez tenhamos a atenção deles. Um abraço e fiquem na torcida!”, disse.

Indígenas atentos a 2016

Paulista radicado em Manaus, Roberval Santos é um multicampeão no tiro com arco e um dos maiores nomes do esporte olímpico brasileiro da atualidade, seja como treinador ou como especialista na modalidade.

No último final de semana, ele foi destaque no programa Fantástico, da Rede Globo, em reportagem sobre o projeto Arquearia Indígena nos Jogos Rio em 2016.

Executado pela Fundação Amazonas Sustentável e Governo do Estado, a iniciativa tem como objetivo selecionar arqueiros nativos de comunidades do alto rio Negro para treinarem na Vila Olímpica de Manaus, disputarem competições nacionais e, posteriormente, se credenciarem para as seletivas da Olimpíada de 2016.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.