Sábado, 20 de Abril de 2019
publicidade
Paulo_no_mar.jpeg
publicidade
publicidade

ÁGUAS ABERTAS

Amazonense Paulo Galvão encara o temido mar de Recife para superar desafios

Paulo vive em Recife há 38 anos, mas realiza uma aventura esportiva todo ano no Amazonas


30/05/2018 às 11:33

O temido mar da cidade de Recife é o local de treino diário do ultramaratonista amazonense Paulo Galvão, 68. Antigo ídolo do Nacional Futebol Clube, Paulo vive no Estado de Pernambuco há 38 anos, mas não esquece suas origens e realiza aventuras incríveis no rio Negro e nas terras amazonenses todos os anos. Mas para isso, ele precisa encarar o mar dos tubarões por lá, e só então vir dar suas braçadas rumo a mais uma superação pessoal por aqui.

Este ano, nos dias 28 e 29 de setembro, Paulo planeja realizar o seu quinto desafio no Amazonas, desta vez, nadando 22 km entre a praia da Ponta Negra e às proximidades do aeroporto de Ponta Pelada, no Educandos, e, no dia seguinte, pretende correr 30 km por alguns dos principais pontos turísticos de Manaus, como o Teatro Amazonas, Centro histórico e Arena da Amazônia – a largada será em frente à sede do Nacional. Mas para conseguir realizar mais este feito, ele encara o mar de Recife, lugar conhecido por praias, que são alvo de ataques de tubarão.

Apesar do aparente risco, Paulo conta que só treina em águas abertas, tomando os devidos cuidados. Ele nada no final da praia Piedade, em direção a Candeias, num percurso de 3.200 metros, ida e volta. “Eu faço essa distância todos os dias, mas nado na direção contrária à igrejinha de Piedade, onde já tiveram onze ataques. Nado a 2 km de lá, num local protegido por arrecifes, que nunca sofreu ataques de tubarão. Também só nado como o sol brilhando e com a água limpa porque a água turva é aquela que o tubarão gosta Paulo Galvão”, destaca.

Mas não é que Paulo conte com a sorte. Ele explica os cuidados que toma para não ter o azar de encontrar predadores aquáticos. “Eu nado paralelamente à praia e somente com a maré baixa. Onde eu nado a água não chega a minha cintura, e também só nado com o dia claro”, enfatiza. Ele nada 18 km por semana para se preparar para o desafio, mas disse que fazer grandes distâncias é algo natural. “Eu nado muito fácil, nasci dentro desse rio negro. Mas faço 5, 6 mil metros por dia, treinando três vezes por semana”, conta.

Nem tubarão nem jacaré  
Mesmo que o rio Negro pareça misterioso e perigoso para alguns, para Paulo não. “Eu entro no rio tranquilo. Com medo, eu não renderia nada. Já me enviaram vídeos com jacaré em frente à Praia da Ponta Negra e tudo, mas nós temos a segurança da lancha da Marinha e do barco dos bombeiros ao lado e, devido ao barulho do motor desses veículos, que é muito potente, nenhum desses bichos se aproxima, nem mesmo com a grande quantidade de botos. Da última vez, alguns botos apareceram, mas a uma certa distância de onde eu estava nadando", relata Paulo.

Desafio preparado

A aventura que Paulo vai realizar em Manaus este ano já está quase toda planejada, tanto a parte da natação quanto a parte da corrida, como ele explica. “O percurso só será fechado em setembro, mas está certo que a largada será em frente à sede do Nacional, vai prestigiar nossos pontos turísticos e também pretendo prestigiar as sedes das empresas patrocinadoras do desafio”, explica Paulo. Na corrida, Paulo contará com a companhia do time Máster do Nacional, Maurinho, Oscar, Macapá, Sérgio Duarte e outros.

Paulo Galvão conta com o apoio de logística da Comissão de Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa (AM), do Consórcio Canopus, Urbano, Promec  da Amazônia, Hotel Xavante e Tecnofood.

Frase: "As pessoas ficam impressionadas e também preocupadas por eu nadar no mar de Recife. Só eu nado nesse lugar, mas tomo todos aqueles cuidados". Paulo Galvão - Ultramaratonista

publicidade
publicidade
Equipe amazonense de águas abertas dá show em prova de Alter do Chão, no Pará
Maratonista aquático encara o frio e conquista pódio na Argentina
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.