Publicidade
Esportes
Craque

Amazonense vai representar o Brasil no Campeonato Mundial de Fisiculturismo na Espanha

Renan Esposto venceu o Campeonato Brasileiro da modalidade e garantiu uma vaga para o torneio internacional que acontecerá no mês de novembro 15/09/2015 às 11:19
Show 1
Renan compete há dois anos e já ganhou a vaga para disputar o mundial de fisiculturismo
Camila Leonel Manaus (AM)

Renan Dos Santos Esposto entrou na academia aos 16 anos para ficar “sarado”. O objetivo era “crescer” os músculos. O que ele não sabia é que essa simples vontade iria se transformar em coisa séria e por causa dos exercícios ele teria a chance de representar o Brasil no Campeonato Mundial de Fisiculturismo que acontecerá no mês de novembro, na Espanha. Hoje com 24 anos, há dois competindo, Renan foi o vencedor o 46° Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness ocorrido no mês de agosto em Brasília na categoria Fisiculturismo Clássico até 1,80 cm.

Mas no início, a musculação para Renan não era levada tão a sério. O atual campeão amazonense de fisiculturismo contou que malhava durante a semana, mas no sábado e domingo colocava tudo a perder nas festas. “Eu comecei a treinar praticar musculação com 16 anos. Era bem magrinho queria ganhar um pouco, mas era época da adolescência, eu era baladeiro saía muito e estragava todo o resultado do treino no fim de semana”.

Até que ele se mudou para Tabatinga ( município que fica a 1.105km da capital) para servir o exército. Foi aí que  resolveu se empenhar nos treinos, parou de beber e conseguiu resultados rapidamente, mas sem pretensões de competição. Foi aí que, em 2014, ele voltou para Manaus e foi convidado para participar do Campeonato Amazonense de fisiculturismo. Renan topou o desafio e após cinco semanas de preparação, conseguiu ser campeão. No Brasileiro de 2014, ele foi segundo colocado e neste ano o título Brasileiro veio. A preparação para o mundial na Espanha já começou e ele se diz confiante para a competição.

Um encontro

No mês de maio deste ano, Renan participou do evento Arnold Classic Brasil, no Rio de Janeiro. O evento criado pelo ex-fisiculturista e ator austríaco Arnold Schwarzenegger, reuniu fisiculturistas profissionais, mas mesmo sendo amador, Renan conseguiu ser campeão overall na categoria culturismo clássico e foi o único participante amador a receber a premiação das mãos do próprio criador do evento. “Eu fiquei surpreso e feliz porque recebi a premiação dele  e foi uma experiência única. Ele é um ícone,  uma lenda e tu imagina: se ele já possui uma legião de fãs por ser ator imagina como atleta. E isso se junta ao fato de eu ter sido único amador a conquistar o título”.

Publicidade
Publicidade