Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
ewfewf_A1EF9B51-A29B-43B1-9ACE-CE8263E85DB0.JPG
publicidade
publicidade

MMA

Amazonenses conquistam o prêmio Osvaldo Paquetá em cinco categorias, no Paraná

Só do interior do Amazonas, foram três troféus levados para casa da cerimônia que é considerada o 'Oscar' do MMA


26/01/2019 às 15:18

Daqui um mês acontece a cerimônia do Oscar, em Los Angeles, mas, aqui no Brasil, para o mundo do MMA, o “Oscar” aconteceu no último final de semana, em Curitiba, no Paraná – o Prêmio Osvaldo Paquetá! Este ano, para a alegria dos amazonenses, cinco representantes do Estado levaram o prêmio: Abraão Lincoln venceu a categoria de melhor árbitro do ano, Cleiver Fernandes aplicou a melhor finalização do ano, Bilmar Pereira venceu o prêmio de melhor “announcer” de lutas, Winicius Tarik venceu com a melhor arte do ano, feita para o evento Shooto Brasil, e a melhor academia do ano foi a Renovação Coari Team (RCT). 

Talentos do interior

O interior do Amazonas deu um show no MMA nacional, em 2018, tanto dentro quanto fora do octógono.  Além do melhor announcer, Bilmar Pereira, vindo de Itapiranga, o autor da melhor arte, Winicius, e também a melhor academia do ano, RCT, são da cidade de Coari.  

Em Coari, o MMA é um esporte extremamente popular, especialmente por causa da RCT, academia que não cobra mensalidade dos mais de 250 atletas que possui, por ter nascido e por continuar sendo um projeto social. “Não cobramos mensalidade, mas a gente cobra dedicação, disciplina e, quando um atleta falta dois dias, eu já vou ver o que está acontecendo. Além disso, todos os dias, acabou a parte física, a gente faz nossa oração, agradece e pede a Deus, e sei que essa é a chave do nosso sucesso”, disse o presidente da RCT, Izaías Cunha.

Deste celeiro, grandes talentos vêm sendo revelados, como conta o presidente. “Vários dos nossos destaques hoje estão na Team Nogueira, no Rio, academia do Minotauro e Minotouro, como o Francisco Maciel, o Herdeson ‘Capoeira’ Batista, o Josiel Silva, o Rodrigo Praia e a Roberta Camila; eles começaram no nosso projeto social e são todos profissionais hoje”.

E além deles, Izaías faz questão de citar outros nomes que também são talentos da RCT, hoje eleita a melhor academia do Brasil. “Herbert ‘Matagal’ Batista, Nilson Castro, Jamerson Oliveira, Rayla Nascimento, Fabiolane Melo, Daiane Mota, Fábio Henrique, Lucas Rocha, Giliarde ‘Volverine’... Felizmente, temos um exército de grandes lutadores, e esses são só os mais conhecidos”, garante.

Designer do MMA 

Também de Coari, Winicius Tarik, de somente 17 anos, ganhou o “Oscar” do MMA por ter criado a melhor arte de evento do último ano, no caso, feita para o Shooto. Ele começou fazendo as artes gráficas através de um app de celular, para ilustrar lutas de colegas da academia em que treinava, começou a fazer um bom trabalho, e foi recebendo pedidos para fazer novas artes de eventos.

“Resolvi aprender a usar um programa melhor, até que me pediram a arte do Shooto 84 e, para a minha surpresa, ela foi selecionada entre as melhores. Fizemos um trabalho árduo e focado em ganhar”, disse. Quando foi selecionado entre os cinco melhores trabalhos, Tarik precisava vencer por voto popular. “Coari foi muito importante, abraçou a causa, e fico muito feliz”, destacou.

Melhor árbrito do MMA

Coari tem se mostrado uma cidade apaixonada e com talento natural para o MMA, assim como outras cidades do Amazonas, incluindo Itapiranga, terra do announcer vencedor do Osvaldo Paquetá, Bilmar Pereira, mas Manaus também teve vencedores no Oscar do MMA. 

Pelo segundo ano consecutivo, o Amazonas levou o prêmio de melhor árbitro de MMA: ano passado, com Xaropinho, e este ano com o manauara Abraão Lincoln, que ficou surpreso com o prêmio. “Fiquei feliz quando fiquei  entre os cinco melhores e, sinceramente, não acreditava que venceria porque o árbitro que ganhou no ano passado é muito forte, mas desenvolvo esse trabalho há cinco anos, e me sinto honrado pelos organizadores terem conhecido meu trabalho através de uma luta em que fui árbitro no  Mr. Cage, e por eu ter sido o mais votado”, disse Abraão.

publicidade
publicidade
Justiça inicia instrução de processo sobre latrocínio de canoísta britânica no AM
Polícia Militar prende suspeito de assassinar travesti no município de Coari
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.