Publicidade
Esportes
Craque

Amazonenses fazem história no Brasileiro Sênior e no Torneio da Juventude de luta olímpica

Lutadores consquitaram 11 medalhas neste último final de semana, em São Paulo. As disputas ocorreram no ginásio do Sesi, em Osasco 11/03/2013 às 12:03
Show 1
Amazonenses se destacaram em São Paulo
acritica.com Manaus (AM)

O final de semana não poderia ser mais proveitoso para os 16 integrantes da delegação amazonense de Luta Olímpica que foram a São Paulo participar do Campeonato Brasileiro Sênior e do Torneio da Juventude. Os lutadores contabilizaram 11 medalhas (8 de ouro, 2 de pratas e 1 de bronze). Disputas ocorreram no ginásio do Sesi, em Osasco.

No sábado (9), os atletas sênior foram para a disputa predestinados à conquista. Allan Ferreira, 31, venceu o paraibano Tassio Lima na decisão da categoria 74 kg e faturou o ouro.

A outra medalha de ouro já era esperada. O fenômeno Waldeci Silva, 30, titular da seleção nacional, atropelou quatro adversários e faturou seu sexto título brasileiro. Na final da categoria 60 kg, ele superou o paulista Juliano Costa por pontos, de forma incontestável.

A prata foi conquistada por Ednei Souza (CTARA/Prefeitura de Manaus), de 32 anos. Ele disputou a final da categoria 55 kg e viu o ouro ficar nas mãos do carioca Wellington Silva. A medalha de bronze veio com a revelação Paulo Victor Santos, 22.


Mais medalhas

Com seis medalhas de ouro e uma de prata, o Amazonas dominou a cena do estilo livre masculino e feminino na quarta etapa do Torneio da Juventude, disputado no domingo (10) no ginásio do Sesi, em Osasco (SP). 

No masculino, os campeões foram David da Silva Oliveira (46 kg), David dos Santos (54 kg) e Maycon Messias (63 kg). No feminino, subiram ao topo do pódio as lutadoras Diane Martins (46 kg), Andria Pimentel (60 kg) e Thalia Lopes (63 kg).

A única prata do Amazonas foi conquistada por Itala Pereira, que perdeu a final da categoria 63 kg para a colega de seleção amazonense, Thalia Lopes.

Campeão por equipes

Com o resultado, o Amazonas conquistou o título por equipes no estilo livre masculino e feminino.

 “É a primeira vez que alcançamos essa condição nesse campeonato. O futuro da nossa luta olímpica é muito promissor”, comentou o presidente da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica (Falle), José Falabella Netto, destacando outro aspecto.

“Fizemos mais de 30 lutas e saímos invictos do Torneio da Juventude. Graças ao trabalho de excelência que desenvolvemos no CTARA chegamos a um patamar diferenciado nas categorias de base”.

Importância

De acordo com o coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), Flávio Cabral, nove Estados participaram do evento, que teve 80 atletas inscritos.

“O Torneio da Juventude é importante, pois conta pontos para o ranking que vai apontar a seleção brasileira dos Jogos Olímpicos da Juventude, na China em 2014”, explica o dirigente.

A competição terá sete etapas. A próxima será no mês de abril, no Rio de Janeiro. A última acontecerá em novembro, em Manaus. Uma grande oportunidade para a torcida amazonense ver de perto o talento dessa juventude de ouro.

Publicidade
Publicidade