Amazonenses se destacam nos Jogos Nacionais do SESI com 15 medalhas
Destaque do Amazonas, Jocelma Viana, da Salcomp, conquistou duas medalhas de ouro, uma na prova de 100m e outra na prova de 200m

O Amazonas conquistou 15 medalhas nos Jogos Nacionais do SESI, encerrados neste sábado (28), na cidade de Goiânia (GO). Foram quatro medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze. A delegação do Estado, formada por 100 trabalhadores-atletas de 19 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM), foi a que teve o maior número de atletas entre todas as delegações participantes dos Jogos Nacionais.
Destaque do Amazonas, Jocelma Viana, da Salcomp, conquistou duas medalhas de ouro, uma na prova de 100m com o tempo de 33seg44 e outra na prova de 200m com o tempo de 28seg19. O tênis de mesa deu ao Amazonas a terceira medalha de ouro com a atleta Suzana Michiyo, da Nokia.
O futsal feminino, da Jabil, foi outra sensação dos jogos conquistando a medalha de ouro, vencendo três e empatando uma partida. Na final, contra a Cabucci, da Paraíba, conseguiu empatar a partida após estar perdendo por 2 a 0, levando a disputa para os pênaltis. Na cobrança das penalidades marcou três gols, enquanto que as paraibanas não marcaram.
Além das medalhas de ouro, o atletismo deu ao Amazonas duas medalhas de prata, com a atleta Valéria Nascimento, na prova de arremesso de peso, e no salto em distância, com a atleta Rosane Batista (Salcomp). As outras três de prata vieram do tênis de mesa, com Levy Torres (LG), do futebol de campo com Universal Fitness, que perdeu na final para a equipe da Tupy, de Santa Catarina. A quinta medalha de prata foi conquistada pelo tênis de campo com o atleta Wladimir Conde (Panasonic).
No bronze, o Amazonas conquistou seis medalhas, com Clarice Santos (Philips), na prova de 50m borboleta; com Deise Soares (Jabil) na prova de 200m; com o futebol máster da Honda; com Valcenildo Ramos (Jabil), na prova de 100m; e com o vôlei de quadra masculino da Showa.
A sexta medalha de bronze foi conquistada pela equipe feminina de revezamento 4x50m da Jabil. Com a medalha conquistada em Goiânia, o revezamento da Jabil, composto por Mary Jane, Joila Braga, Deise Soares e Cleize Rodrigues conquistou pela quarta vez consecutiva a medalha de bronze em Jogos Nacionais. O vôlei de quadra masculino da Yamaha também teve uma boa participação conquistando o 4º lugar.
Este ano, os Jogos Nacionais reuniram 1.020 trabalhadores-atletas de cerca de 250 empresas industriais do Brasil, e foram disputados em dez modalidades esportivas: futebol de campo, futsal, futebol sete máster, natação, atletismo, tênis de mesa, tênis de quadra, voleibol, vôlei de praia e xadrez. O Amazonas só não teve representantes no futsal masculino. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como sede dos Jogos Nacionais em 2013.
O coordenador de Esportes do SESI, Alberto Júnior, disse que foi a melhor participação do Amazonas em Jogos Nacionais desde a sua criação em 2000, ressaltando que em 2011 foram 13 medalhas. Ele ressaltou o aumento de medalhas de ouro conquistadas com o Amazonas pulando de duas para quatro. De acordo com Júnior, os jogos são realizados obedecendo aos valores do esporte, e que contribuem para a elevação da qualidade de vida do trabalhador.