Publicidade
Esportes
COPA EM MANAUS

Amigos da Praça 14 fazem campeonato em homenagem à Copa com disputas de seleções

Ao todo, nove times, representando algumas das principais seleções de futebol do mundo, disputam o Campeonato Máster da Praça 14 22/06/2018 às 20:24 - Atualizado em 23/06/2018 às 08:52
Show times copa do mundo
Times levam bandeiras das seleções para a quadra da Praça 14 e jogam uniformizados
Jéssica Santos Manaus (AM)

A Copa do Mundo da Rússia 2018 fica a cada dia mais emocionante, mas aqui no Brasil, especificamente na quadra do Bairro da praça 14, em Manaus, também está acontecendo um “mundial” com a participação de seleções de vários “países”, todas elas com muita vontade de conquistar o sonhado título do Campeonato Máster da Praça 14.

“Estamos homenageando a Copa da Rússia, mas o negócio aqui também pega fogo. Somos amigos, todo mundo por volta dos 40 anos, temos nove seleções representadas, e o nosso campeonato acontece toda terça-feira à noite, a comunidade participa, então, é sucesso”, destaca Matheus, conhecido como “Mestre Ari”, coordenador da seleção da Nigéria.

O campeonato dos amigos da Praça 14 começou há quatro anos, fazendo uma homenageando aos times do Campeonato amazonense de futebol. “No início eram cinco times, mas o negócio ficou bom, e aumentamos para sete, daí o negócio ficou melhor ainda, então aumentamos pra nove times, e muitos amigos estão retornando, amigos que não víamos há 10 anos, ex-profissionais, todos vêm jogar, prestigiar o campeonato”, ressalta Ari.

Este ano, com a Copa, os amigos decidiram que cada time levaria o nome de um país, e a disputa seria, então, entre as seleções. São elas: Brasil, Argentina, Alemanha, Inglaterra, Nigéria, Bélgica, Croácia, Portugal e México. Todos eles devem seguir as regras do campeonato, que incluem trazer a bandeira da sua seleção e, também, o time todo usar o uniforme, sob pena de perder pontos.

Para um dos jogadores da Bélgica, Elionilson, o campeonato tem importância para todos. “É legal porque estamos homenageando não só o Brasil, mas outras seleções; a cada ano aparecem mais times, e estamos incentivando o pessoal a ajudar porque a quadra daqui estava abandonada, então, cada um dos times colabora com um pouco, e hoje a quadra bem cuidada graças a isso”, disse ele. 

O coordenador do Brasil, Julinho, falou de como a “Copa do mundo” está sendo importante para a união dos amigos. “Pra gente, está sendo especial, maravilhoso, por ser ano de Copa. Fazemos esse campeonato para reunir os amigos, e tem dado certo, Alguns que nem estavam mais jogando, fazendo esporte, voltaram a jogar com a gente”. 

Assim como na Copa do mundo da Rússia, não dá pra dizer quem será o campeão da Copa da Praça 14. “O campeonato tá bem nivelado, não tem ninguém estrela, mas esse ano, quem manda aqui é a Nigéria! Nós somos o líder, atrás vem Inglaterra, depois Alemanha, e o Brasil vem chegando junto também, tá acirrado”, destaca Ari.  Já o representante do Brasil, Julinho, diz que “a seleção aqui não está numa fase muito boa, a maioria dos jogadores tá contundido, mas até o final do ano, vamos nos recuperar”.

Publicidade
Publicidade