Publicidade
Esportes
Craque

Amistoso Contra a Inglaterra para brasileiro ver!

Maracanã faz festa com Seleção desacreditada, antes da Copa das Confederações 01/06/2013 às 22:25
Show 1
Amistoso contra a Inglaterra
Jornal A Crítica ---

É um amistoso, jogo para políticos, autoridades e cartolas fazerem festa. Afinal, depois de quase três anos o estádio do Maracanã (Mário Filho), no Rio de Janeiro, principal templo do futebol brasileiro - e mundial -, vai ser reaberto. Remodelado, moderno, de acordo com o “padrão Fifa”. Mas, para a Seleção Brasileira, o jogo deste domingo (02), às 15h (horário de Manaus), contra a Inglaterra tem pouco de festivo. Ao contrário, pode começar a definir o rumo de uma equipe até aqui desacreditada.

A partida contra os ingleses é o primeiro e importante passo de uma caminhada que tem como objetivo inicial o título da Copa das Confederações - e como objetivo máximo a sexta conquista da Copa do Mundo, no ano que vem.

Por resultados

Para Luiz Felipe Scolari, é o momento de começar a montar de fato o time e também de apresentar resultados que deem início ao processo de reconquista do torcedor brasileiro que ele preconiza desde que assumiu pela segunda vez o cargo.

O treinador tem um motivo especial para querer a vitória neste domingo no Maracanã. Ele reestreou na Seleção com uma derrota justamente para os ingleses, por 2 a 1, no início de fevereiro, em Londres.

“Claro que eu queria ganhar. Mas o jogo no Maracanã vai ser diferente”, tem prometido desde então. Para isso, Felipão mandará a campo o time que considera ideal pelo menos neste momento. Um defesa forte e razoavelmente experiente - Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo -; um meio de campo com dois volantes, Fernando e Paulinho, que têm como primeira obrigação proteger a defesa; e um meia criativo, Oscar. No ataque, tem dúvida entre Hulk, um jogador com mais fôlego e mais solidário, e Lucas, versátil mas que não volta tanto para marcar. Além de Neymar, que dispensa comentários, apesar de ainda não ter feito uma atuação daquelas consideradas inesquecíveis com a camisa da Seleção Canarinho.

O time só não é o ideal porque Fred, com um problema na costela, deve ser poupado. Nesse caso, jogará Leandro Damião, igualmente um jogador de área.

O retrospecto de Felipão não é muito animador - três empates, uma derrota e apenas uma vitória, sobre a fraca Bolívia, em cinco jogos -, mas os jogadores acreditam que, a partir de agora, a situação vai melhorar. O volante Paulinho é um dos jogadores otimistas.

“Agora é concentração total na seleção e na Copa das Confederações. Com tempo para treinar, conseguiremos bons resultados e tomara que isso comece já no domingo”, disse.

Vai melhorar?

O Estádio do Maracanã, que deverá receber 74 mil pessoas neste domingo cariocão, vai servir para testar várias áreas operacionais visando à Copa das Confederações a partir do próximo dia 15 deste mês.

O atendimento e a orientação ao público, a rapidez no acesso aos lugares e o funcionamento das lanchonetes estarão entre os itens testados. O acesso também será avaliado.

Mas vai ser difícil passar no teste. O entorno do Maracanã é um total canteiro de obras, o amistoso chegou a ser suspenso pela Justiça por falta de segurança e o torcedor deverá sofrer para chegar ao estádio. A esperança é que todos os problemas sejam equacionados o quanto antes. Pelo bem da Copa!

Ficha Técnica

Brasil

Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernando, Paulinho e Oscar; Hulk (Lucas), Fred (Leandro Damião) e Neymar. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Inglaterra

Joe Hart; Gary Cahill, Jagielka, Glen Johnson e Phil Jones; Carrick, Lampard, Walcott e Milner; Rooney e Defoe. Técnico: Roy Hodgson.

Motivo: Campeonato Brasileiro da Série A. Local: Maracanã, Rio. Horário:  15h (de Manaus). Árbitro: Wilmar Roldán (Fifa/Colômbia).

Publicidade
Publicidade