Quarta-feira, 17 de Julho de 2019
Maratonista

Ana Paola se torna a primeira mulher a completar o Amazon Challenge

Acostumada com provas de até 5 km, essa foi a primeira vez da nadadora em uma ultramaratona aquática. Prova de 30 km aconteceu no Rio Negro



WhatsApp_Image_2019-06-25_at_16.26.04_E89BFB0A-4160-4AF1-935E-AE45883E2359.jpeg Com 56 anos de idade, Ana Paola fez história na Ponta Negra. Foto: Junio Matos
25/06/2019 às 19:23

A Ponta Negra foi palco de um feito histórico. Nesta terça-feira (25), Ana Paola, de 56 anos, foi a primeira mulher a completar o Amazon Challenge, prova de maratona aquática de 30 km que acontece no Rio Negro. O tempo da paulista foi de 9h09min42s, com chegada às 15h. Quarta a disputar o desafio, no geral, Ana contou com o apoio de Samir Barel - que ontem (24) foi o terceiro a nadar o Amazon Challenge e se tornou o detentor do novo recorde da prova.

Acostumada com competições de até 5 km, essa foi a primeira vez que a atleta se submeteu a uma prova de distância tão longa. A inspiração partiu de uma palestra de Samir Barel, onde o nadador proferiu seu lema. “Ele sempre diz que todos somos capazes. Quando ouvi isso pela primeira vez eu ri, mas depois a gente acaba acreditando”, brincou Ana. Ela também pensa em ir além e competir em mais ultramaratonas aquáticas. “Vai depender do que o Samir está preparando para a sequência”, afirmou.

A conclusão da prova foi motivo de muita comemoração de toda a equipe. Para Ana, que hoje em dia é aposentada, foram meses de preparo que iam da alimentação até a hidratação no momento do desafio. “O sentimento é fantástico. A prova é cansativa porque é muito longa, mas me senti sempre segura ao longo do desafio”, destacou a paulista, que já foi vítima de obesidade. “Você abre mão de muita coisa, mas se houver dedicação, realmente todos são capazes”, encorajou Ana, aproveitando o lema de Samir Barel.

De acordo com Pierre Gadelha, organizador do Amazon Challenge, já há dois interessados em disputar o desafio no mês de agosto: Márcia Braga e Afonso Quintas, de Fortaleza-CE. Eles seriam o quinto e sexto atletas a competirem a prova. Destaque para Márcia que, terminando a desafio, seria a segunda mulher a completar o Amazon Challenge.

Receba Novidades

* campo obrigatório
News ac1 c11005fb a54c 4884 8608 3c793bab9e30
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.