Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
Craque

Após a 14ª expulsão pelo São Paulo, Luis Fabiano ‘sentiu no bolso’ a falta de disciplina

Desde seu retorno ao Tricolor em 2011, o jogador recebeu cinco cartões vermelhos. Diretoria do clube paulista estudou o caso e puniu o jogador com 30% de multa sobre o salário e o atleta ainda terá acompanhamento de psicóloga 



1.jpg Luis Fabiano foi expulso pela 14ª vez, em oito anos com a camisa do São Paulo.
01/10/2014 às 16:31

Luis Fabiano parece mesmo um caso perdido. O “Fabuloso” se notabilizou no time pelos belos gols e pela raça dentro de campo. No entanto, as constantes expulsões parecem ter acabado com a paciência dos dirigentes do clube, que lhe aplicaram multa sobre o salário do atacante. Em oito anos vestindo a camisa do São Paulo, o jogador recebeu 14 cartões vermelhos que, por muitas vezes, prejudicaram a equipe.

O camisa 9 do São Paulo voltou a aprontar das suas nesta terça-feira (30), ainda durante o primeiro tempo da partida contra o Huachipato, do Chile, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. O jogador fez um movimento com o braço e agrediu um jogador adversário sem a bola. O árbitro, que estava perto do lance, parou a jogada de ataque do São Paulo e lhe aplicou cartão vermelho direto, já que o atleta ainda não tinha recebido amarelo no jogo.

A exclusão no duelo marcou a quinta expulsão do atacante desde seu retorno ao São Paulo, em março de 2011. Como nas quatro vezes anteriores, o camisa 9 deixou a equipe na mão, prejudicando o time não só com o cartão vermelho, mas principalmente com as suspensões. Ao todo, em oito temporadas pelo São Paulo, são 14 expulsões de Luis Fabiano.


A mais marcante de todas, por coincidência, ocorreu na mesma competição, em 2003. Após o apito final na semifinal contra o River Plate, o Fabuloso deu uma voadora em um jogador argentino, assim que começou uma confusão generalizada. A partida havia empatado no placar agregado e a vaga na final seria decidida nos pênaltis. O atacante, que estava escalado para cobrar uma das penalidades, ficou de fora e o São Paulo acabou eliminado.

Como se não bastasse a exclusão e perda da vaga na decisão, repercutiu muito a declaração do jogador após a partida. Ao deixar o gramado, o camisa 9 disparou: "Entre brigar e bater o pênalti, eu prefiro ajudar na briga".

Multa e chance perdida

A expulsão contra o chileno Huachipato pela Copa Sul-Americana doeu no bolso de Luís Fabiano. A diretoria do São Paulo ficou bastante irritada com mais um cartão vermelho do jogador e a punição veio por meio de multa salarial. Pela agressão ao adversário, o presidente do clube, Carlos Miguel Aidar, multou o camisa 9 do time em 30% dos salários.

Se for calculado sobre o valor de R$ 550 mil mensais divulgado na última renovação contratual, o Fabuloso terá que desembolsar R$ 165 mil. Luis Fabiano recebeu um comunicado explicando as razões da punição de forma detalhada.

Além de perder parte do salário, Luis Fabiano também terá um acompanhamento mais personalizado por parte da psicóloga do clube, Anahy Couto. O atacante, que tem histórico de expulsões e indisciplinas dentro de campo, deverá passar por terapia para conter os ânimos dentro das quatro linhas.

"Temos uma psicóloga muito competente, que trabalha com todo o elenco, a Anahy. Ela vai fazer um trabalho mais direcionado com ele", disse Aidar.

Entre todas as penas impostas a Luis Fabiano, talvez a que mais lhe doa seja a briga pela titularidade na equipe. O jogador concorre por uma vaga no time principal com Alan Kardec e Alexandre Pato e ambos vêm se dado muito bem no quarteto, que ainda conta com Kaká e Ganso. O Fabuloso pediu uma chance como titular, já que pouco vem atuando na equipe do técnico Muricy Ramalho.

Apesar da multa e do acompanhamento psicológico, o cartola do São Paulo evitou falar sobre a exclusão do jogador do time nas próximas partidas do Tricolor. O certo é que o jogador que completa 34 anos no início do mês de novembro, caminha a passos largos para uma aposentadoria melancólica, caso não mude suas atitudes dentro de campo. 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.