Publicidade
Esportes
Craque

Após maratona de competições no Canadá, triatleta baré mira novos desafios

A atleta amazonense é bicampeã mundial de aquatlo (09/10), e heptacampeã amazonense de triathlo (2007 a 2013) 19/09/2014 às 14:14
Show 1
Jéssica exibe orgulhosa o bronze que conquistou no mundial de aquatlo, no Canadá
Alírio Lucas ---

Seja nas piscinas, pistas de atletismo ou quadras das mais distintas modalidades, a prática de esporte ocasiona inúmeros benefícios à saúde.

Algumas pessoas descobrem seu “dom” ainda quando são crianças. Outros, se descobrem no esporte por influência dos amigos. Com a triatleta Jéssica Santos, 27, não foi muito diferente. Sempre apaixonada pelo esporte, a atleta ingressou na natação durante a infância, mesmo sendo uma apaixonada pela corrida. Pelo fato de a modalidade ter uma visibilidade pequena na época, ela permaneceu nadando até os 19 anos. Foi aí que ela resolveu “unir o útil ao agradável” e apostou no triatlo, esporte que é composto por natação, corrida e, o que seria novidade para Jéssica, o ciclismo.

O processo de adaptação, como a própria descreve, foi uma atividade que cobrou muita perseverança e disposição da jovem. “No começo eu não sabia muito bem, sabe? A luta é diária, mas como eu gostava de correr e nadar, assim poderia fazer tudo aquilo que gostava em uma única modalidade. Só que ciclismo, foi uma vitória, pois eu não pedalava e fui me aperfeiçoando”, disse a jovem, que ainda trabalha para melhorar o desempenho na bike.

Treinar uma modalidade já requer bastante disposição, foco e resistência. Imagina só em três. Com o dia começando cedo, como a própria descreve, Jéssica reveza as modalidades no seu dia. “Treino todos os dias, por cerca de três horas. Natação faço de segunda a sexta-feira, sempre a noite. O ciclismo e a corrido, eu revezo cada uma em um dia sim e outro não, com um total de no máximo duas horas de treinos”, detalhou a atleta.

Experiência mais do que especial

Jéssica, que atua pela categoria 25/29, participou entre os dias 23 a 29 de agosto do Mundial de triatlo, que ocorreu em Edmonton, Canadá. Foi a primeira vez que a representante do Amazonas participou da competição. No triatlo, Jéssica ficou na décima posição no ranking geral. Já na prova de aquatlo (natação e corrida), Jéssica obteve a medalha de bronze. “Depois dessas competições, vou focar agora na Copa Brasil, que será em novembro, aqui em Manaus mesmo. Além dos treinos, tenho estudado para passar em um concurso público”, contou a atleta, que é bicampeã mundial de aquatlo (09/10), e heptacampeã amazonense de triathlo (2007 a 2013).

Publicidade
Publicidade