Sábado, 05 de Dezembro de 2020
RETORNO

Após vencer Covid-19, mestre é recebido com homenagens em academia

Cristiano Carioca passou 11 dias internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve mais de 80% do pulmão comprometido. Mestre seguirá afastado das atividades visando atingir recuperação completa



WhatsApp_Image_2020-08-28_at_21.32.03_47C54BCD-0C15-4C04-A6FA-17F76462C996.jpeg Foto: Aguilar Abecassis/Freelancer
30/08/2020 às 16:26

Neste final de semana, o Brasil ultrapassou o número de 120 mil mortos pelo novo coronavírus (COVID-19) - dados obtidos através do consórcio de veículos da imprensa em conjunto com secretarias estaduais. Desde o mês de março, famílias lamentam perdas e choram por entes queridos que não resistiram ao vírus fatal de ponto fraco ainda desconhecido. Mas toda família tem como ponto forte a união.

Na última quinta-feira (27), o mestre Cristiano Carioca, que foi diagnosticado com a COVID-19 em julho, teve o prazer de poder celebrar a recuperação - e por que não a vida? - ao lado de amigos e alunos da ‘Família Carioca Academy’, centro de artes marciais que fica localizado no bairro Alvorada, Zona Centro-Oeste da capital amazonense.



Responsável pelo andamento da Carioca Academy desde o final do século passado, Cristiano Bezerra levou a força que tinha dentro dos ringues na época de lutador e a persistência que sempre apresenta nos ensinamentos das artes marciais para um combate, desta vez, pela vida. Foram 11 dias internados em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) tratando uma doença que chegou a comprometer 85% do pulmão.

“Foi difícil, até hoje me emociono. Sofri algumas sequelas das quais ainda estou me recuperando. Tive problema cardíaco, que estou fazendo tratamento, e também tive problema na minha vista, do lado direito, onde ainda não estou enxergando”, detalhou Cristiano, que embora tenha voltado ao ambiente da academia, ainda passará um tempo afastado das atividades.

Retorno de um 'pai'

Ao longo da noite de quinta-feira, na cerimônia de reencontro do mestre Cristiano com alunos e amigos, vários atletas discursaram e o papel de pai do mestre da Carioca Academy foi repetidamente exaltado. Seguindo à risca a função de mestre, o hoje recuperado da COVID-19, Cristiano Carioca, sabe que além de ensinar técnicas, no tatame se muda vidas.


Mestre se emocionou com homenages feitas por alunos e amigos. Foto: Aguilar Abecassis/Freelancer

“Aqui dentro da academia eu me encontro, é o que eu amo de verdade. Ver cada depoimento desse, dados de coração, me deixou mais motivado para continuar na função. É um impulso que tenho para continuar a fazer não só atletas, mas pessoas de vida. Alguns alunos nunca tiveram a presença do pai e cuido deles”, ressaltou o mestre, emocionado e grato pela saúde.

Presente também na cerimônia, a mãe de Cristiano, Ruth, disse que não queria que o filho seguisse o caminho dos combates. Porém, a preocupação deu espaço à admiração ao ver tantas vidas serem mudadas através dos ensinamentos de luta.

“Agradeço a todos que lutaram junto e pediram a saúde do Cristiano. Que nós possamos superar as dificuldades. No começo eu era contra essas ‘coisas’ de jiu-jítsu. Queria que ele fosse advogado, engenheiro... Mas quando vi que ele olhava pelo próximo, tirava crianças de rua, vi que era muito importante”, brincou a mãe de Cristiano.
 
Recuperação

Após se livrar do pior, os adversários de Cristiano agora serão as sequelas do vírus. Ainda com problemas cardíacos e de visão, o mestre detalhou à reportagem como vai ser esse período distante da academia e de repouso dentro de casa.

“Não posso passar muito tempo vendo televisão por conta da vista. Sobre o coração, vou fazer dieta e aguardar o resultado de alguns exames. A partir do repouso, volto com os médicos para avaliar, principalmente, a possibilidade de enxergar no lado direito. O pior já passou”, completou o mestre Cristiano.

News leonardo 9028af08 26fb 4271 b322 4409cded8370
Repórter do Craque
Jornalista em formação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e repórter do caderno de esportes Craque, de A Crítica. Manauara fã da informação e que procura aproximar o leitor de histórias – do futebol ao badminton.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.