Publicidade
Esportes
Revezamento da Tocha

Nunes Filho e David Assayag estão entre os condutores da Tocha Olímpica em Manaus

Além dos artistas, também está na lista de atletas amazonenses que participarão do revezamento durante sua passagem pela capital amazonense, como a judoca Rita de Cássia 16/06/2016 às 16:05 - Atualizado em 16/06/2016 às 16:11
Show nunes
O cantor tem como maior sucesso o hit "Subindo pelas paredes" (Foto:Arquivo/AC)
acritica.com* Manaus (AM)

Além de atletas, personalidades do cenário amazonense irão conduzir a tocha no dia 19 de junho num trajeto de aproximadamente 40 quilômetros. Ao todo, mais de 170 pessoas foram selecionadas. E entre eles, não poderia faltar o Principe do Brega, Nunes Filho.

O cantor percorrerá as ruas da Zona Leste conduzindo a tocha. Carismático, o artista é uma das personalidades mais irreverentes e populares de Manaus, possui 40 anos de carreira e mais de 30 CDs gravados. Seus shows continuam atraindo público cativo, que vai dos mais velhos aos mais jovens.

Dentre os escolhidos para conduzir a Chama Olímpica também está o levantador de toadas David Assayag, que representará a classe artística. David é um dos grandes nomes da música amazonense e sua trajetória de sucesso é uma das marcas do cenário regional do "Boi-bumbá". Durante a juventude, David sofreu um acidente enquanto tomava banho em um lago em Parintins, o que o levou a perder a visão. O fato não interferiu em sua carreira, consolidada como uma das mais importantes do cenário folclórico do Amazonas.

O músico, compositor, poeta e escritor Celdo Braga, também representará os artistas amazonenses. Com quase 35 anos de trajetória totalmente dedicada à sonoridade amazônica, Celdo foi um dos grandes responsáveis pela consolidação dos sons da floresta no cenário de destaque internacional. É responsável por várias pesquisas na área e por projetos educativos.

Entre os atletas que representarão o esporte amazonense está o nadador Jefferson Mascarenhas de 48 anos. Jefferson foi o mais jovem campeão, com 13 anos, da prova Almirante Tamandaré, recorde que permanece até hoje. É pentacampeão brasileiro por equipes e no ano passado ele entrou para história ao nadar 30 km em 7 horas, 35 minutos e 13 segundos, na competição de ultramaratona aquática “Challenger”.

Ainda representando o esporte, a judoca Rita de Cássia, a lutadora de jiu-jitsu campeã amazonense, Rebeca Rodrigues e sua filha, a lutadora de jiu-jitsu e ginasta Hanna Graziela Rodrigues, de 15 anos, também conduzirão a Tocha.

Imigrantes

O haitiano Abdias Dolce, que se refugiou em Manaus em 2011, representará os milhares de haitianos que se refugiaram no Brasil após o terremoto que devastou seu país. Ele reconstruiu sua vida e trouxe também a namorada do Haiti, casou-se e hoje tem um filho amazonense. Abdias, que é reconhecido por ajudar os compatriotas e ser um bom comunicador, trabalha em uma casa de câmbio e está abrindo seu próprio negócio.

 

Publicidade
Publicidade