Publicidade
Esportes
Craque

Atleta amazonense de halterofilismo fará parte da seleção brasileira de levantamento de peso nos jogos Parapan-americanos

O manaura foi convocado na última segunda-feira (1) para fazer parte da seleção que competirá nos jogos Parapan-americanos realizados em agosto no Canadá 02/06/2015 às 22:23
Show 1
José Ricardo participará do seu segundo Parapan-americano
Camila Leonel Manaus (AM)

“É uma sensação muito boa. É a satisfação de todo atleta  ser convocado para fazer parte da seleção brasileira, representar o seu País e o seu Estado em uma competição internacional como o parapan”, é com essa satisfação que o para-halterofilista amazonense José Ricardo Costa fará parte da seleção brasileira de levantamento de peso que competirá nos Jogos Parapan-Americanos que será realizado entre os dias 2 e 18 de agosto, em Toronto, no Canadá. A convocação foi oficializada na última segunda-feira.

Atual campeão do halterofilismo das Américas na categoria acima de 107 kg, José Ricardo ocupa o o topo do ranking das Américas ao erguer  190 kg, no último final de semana, durante seletiva realizada em Urbelândia, Minas Gerais. Esta é a segunda vez que o manauara disputa os Jogos Para-Panamericanos. Sua primeira participação na competição foi em 2007, no Rio de Janeiro. O atleta treina no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA) já entrou em uma rotina de treinos diferenciada para os Jogos.

“O meu dia de treino começa pela manhã . Treino durante 3h30 aqui no CTARA de segunda à sexta, com pausa às quartas. Com a proximidade dos jogos, irei treinar dois períodos de segunda à sexta”, disse.

O treinador Luiz Ricardo, que coordena os treinos disse que o foco é levantar pesos na casa dos 200kg, pois o objetivo é surpreender o adversário.

“Vamos intensificar os treinos do José Ricardo. Durante a manhã, treino específico para modalidade e à tarde trabalhar a musculação pra melhorar o condicionamento físico. Ele bateu o recorde de 190 kg, mas nós já estamos trabalhando com 200, 210 kg para surpreender o adversário. Nós sempre trabalhamos com uma carga acima para as competições para surpreender os adversários”.

José Ricardo viaja no dia 12 de julho para Uberlândia, Minas Gerais, para se juntar à seleção brasileira.

Superação

Com 48 anos, o halterofilista treina levantamento de peso há 34 anos, há oito como profissional. O atleta conta que começou a levantar peso aos 14 anos após amputar metade da perna direita ao sofrer um acidente em uma embarcação no porto da Ceasa. “Eu comecei a treinar após o meu acidente. Eu comecei a treinar para eu tentar esquecer um pouco o fato de ter perdido parte da minha perna”, relembra.

José Ricardo entrou para o profissional em 2002 após convite do professor Washington Lima. “Ele me descobriu, viu o meu esforço e a minha dedicação e, desde aí, começou a minha trajetória”, disse.


Publicidade
Publicidade