Publicidade
Esportes
CAMPEÃO

Atleta amazonense Pedro Nunes vence Brasileiro Sub-23 e atinge índice para Mundial

Agora, Pedro anuncia que o seu foco será voltado para o Mundial – a competição mais importante da sua categoria – e que haverá mudanças nos seus treinos 02/05/2018 às 09:14
Show 5766141b a9ac 4816 8fb4 b15a790b3fee
Pedro atingiu o índice para o Mundial Sub-20, e agora o seu foco será melhorar sua marca até a competição. (Foto: divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

O atleta amazonense de lançamento de dardo, Pedro Nunes, venceu o campeonato brasileiro de atletismo Sub-23, realizado na pista da Sogipa, em Porto Alegre (RS), no último final de semana. Com a marca de 70,35, Pedro conquistou não só a medalha de ouro, mas o índice para o Mundial sub-20, que vai acontecer em julho, em Tempere, na Finlândia. Agora, Pedro anuncia que o seu foco será voltado para o Mundial – a competição mais importante da sua categoria – e que haverá mudanças nos seus treinos para que ele também faça bonito no país nórdico.

“Fiquei satisfeito com meu resultado, minha marca está na média de lançamentos, e tenho só que aprimorar os treinos. Agora o foco será no Mundial”, disse Pedro, que vai disputar a competição pela primeira vez. “Meus treinos vão mudar e tenho que sentar com minha treinadora para ver como tudo fica”, disse ele. 

Sua treinadora é Margareth Bahia, que adiantou os objetivos do treinamento do atleta. “Ele tem condições de lançar muito mais que os 70,35 que fez, mas agora é continuar trabalhando em todos os aspectos pra que ele melhore mais ainda sua marca. Vamos focar no trabalho de potência e técnica para que ele chegue a 76 metros ainda este ano”, destaca ela.

Sempre no topo

Com a vitória no Brasileiro sub-23, Pedro conquistou mais um grande feito para seu currículo: agora ele é bicampeão sub-23 – categoria acima da sua, pois ele ainda é sub-20; Pedro também venceu o Sul-americano sub-18, em 2016, o Sul-americano e o Pan-americano sub-20, e conquistou ainda o vice-campeonato no Troféu Brasil do ano passado, competição em que só há a categoria adulta. 

Mas, apesar de possuir currículo invejável, Pedro Nunes ainda não possui patrocinadores. O atleta faz parte do Centro de Treinamento de Alto-rendimento da Amazônia (Ctara), possui apoio da Uninassau e da Endurance Sport Consulting, mas sua treinadora Margareth ressalta que Pedro precisa de suporte para continuar morando em Manaus. “O assédio para ele sair do Amazonas é grande. Aqui ele precisa se manter e a bolsa federal ainda não saiu. A federação amazonense também tem ajudado na alimentação e algumas despesas, mas estamos em busca de um patrocinador, ele precisa de sapatilha, boa alimentação, etc.”, ressalta.

Dificuldades

Com a vitória, Pedro conquistou o bicampeonato brasileiro sub-23, mas não foi nada fácil, devido às fortes dores no ombro que ele sentiu, justamente na semana da competição. “Senti essas dores uma semana antes do Brasileiro. Antes disso, estava bem. Acredito que poderia ter sido melhor o resultado, mas vou deixar para melhorar no Brasileiro sub-20, antes do Mundial”, conta Pedro, que venceu o campeonato numa categoria acima da sua, então, aposta tudo nos campeonatos sub-20, estando o Brasileiro previsto para junho, e o Mundial, para julho. 

Apesar de as dores terem atrapalhado e preocupado o atleta e sua técnica, agora tudo caminha para que Pedro fique 100% novamente. “O Pedro sentiu o ombro, e isso estava prejudicando a técnica, pois sentiu exatamente no ombro direito, braço de lançamento dele, porém, ele já foi avaliado pelo fisioterapeuta e já encontramos o problema, agora é fortalecer a musculatura que está sendo muito exigida”, explica.

Publicidade
Publicidade