Publicidade
Esportes
Craque

Atletas da noite: alunos da rede municipal disputam 3ª edição dos Jogos do Ensino Noturno

Aproximadamente 1,3 mil alunos/atletas partciparão das competições voltadas para os docentes do horário da noite. Modalidades como tênis de mesa, dominó, futsal, queimada, dama, vôlei e lance livre estão em disputa 04/08/2015 às 14:12
Show 1
Mais de 1,5 atletas/alunos disputaram a 3ª edição dos JENs em 2015.
ACRITICA.COM* Manaus (AM)

Mais de 1,5 mil alunos de 61 escolas municipais participarão da 3ª edição dos Jogos do Ensino Noturno (JEN). O evento de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (3), no Parque Municipal do Idoso (PMI), na Zona Centro-Sul da capital, e contou com a presença de estudantes e educadores. A competição se extenderá entre os meses de agosto e setembro.

A secretária municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, declarou oficialmente aberta a 3ª edição dos JENs destacando a importância de promover um evento desportivo voltado para os estudantes do Ensino Noturno. 

“Atividades como esta, que agrega toda uma proposta pedagógica, é de suma importância para o ensino noturno, que tem um público diferenciado e que exige uma ação pedagógica atraente para motivar e mobilizá-los”, afirmou a secretária.

O gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semed, Weyder Afonso, explicou que a atividade é mais uma estratégia da secretaria para desenvolver os talentos e diminuir a evasão escolar no ensino noturno.


“A secretaria ao longo dos anos vem trabalhando com diversas ações que visam melhorar a qualidade de ensino. Nós também queremos com esta ação desenvolver o espírito de cidadania em cada aluno do noturno e também usar a prática do desporto como ferramenta pedagógica para  diminuir o abandono escolar”, enfatizou Afonso.

A competição

A competição está dividida em duas etapas. A primeira acontecerá por Divisão Distrital Zonal (DDZ) e, em sequência, as finais, envolvendo as escolas classificadas, como explicou a assessora de Educação Física da Semed e coordenadora geral dos JEN, Eneida Afonso.

“A competição está organizada em sete modalidades esportivas, sendo duas de caráter individual e cinco de caráter coletivo. Apenas os campeões  da primeira fase passam para a fase final, que vai ocorrer até a segunda quinzena de setembro”, contou.

A coordenadora justificou ainda porque a atividade é realizada no segundo semestre do ano. “Os jogos noturnos são parte da estratégia para combater a evasão escolar que acontece, principalmente, no segundo semestre do ano letivo. O interessante disso é que a partir das atividades conseguimos reduzir a evasão em algumas escolas da rede, o que demonstra que os jogos estão trazendo de fato os resultados que buscamos”, destacou Eneida.

Abertura

As modalidades disputadas na 3ª edição dos JENs são: tênis de mesa, dominó, futsal, queimada, dama, vôlei e lance livre.

A abertura dos jogos noturnos seguiu todo o protocolo de uma solenidade esportiva de grande porte. Desfile de portas bandeiras, acendimento da pira olímpica e juramento dos atletas. Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia.


 Uma das unidades de ensino presentes na abertura do evento foi a Escola Municipal Fábio Lucena. Na 2ª edição dos JENs, realizada em 2014, a unidade escolar alcançou o 1º lugar geral na competição. Segundo Roney Emanuel, que trabalha no apoio pedagógico noturno da unidade, a escola está confiante na conquista do bicampeonato este ano.

“Estamos felizes por fazermos parte dos jogos de 2015 e esperamos conquistar novamente o 1º lugar na competição e, sobretudo, motivar nossos alunos e atraí-los para a prática do desporto ainda mais”, salientou Roney.

*Com informações da assessoria


Publicidade
Publicidade