Terça-feira, 24 de Setembro de 2019
JOGOS ESCOLARES

Atletas do AM são homenageados na abertura dos Jogos Escolares

O time do Iranduba e o lutador Ronnys Torres participaram do evento, assim como os campeões dos Jogos Escolares da Juventude 2016, na luta olímpica e no futsal



Jeas_1.jpg Alunos-atletas de cada uma das Escolas Estaduais, Municipais, particulares e Federais participaram da cerimônia de abertura. (Winnetou Almeida/A crítica)
20/07/2017 às 17:01

Uma verdadeira festa foi feita para dar início à 40ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas, os Jeas. A cerimônia de abertura dos jogos foi realizada na quinta-feira, 20, dentro da Arena Amadeu Teixeira, com a presença dos alunos-atletas de cada uma das escolas estaduais, municipais, particulares e federais participantes. Os Jogos vão acontecer até o dia 29 de julho.

Além dos atletas do interior e da capital, também participou do evento o time do Iranduba, semifinalista do Campeonato brasileiro de futebol feminino, e o lutador de MMA Ronnys Torres, que acaba de vencer o Road FC 40. 

O Secretário Estadual de Juventude, Esporte e Lazer, Fabrício Lima, agradeceu a cada um que fez sua parte para a realização dos Jogos. Ele acredita que esses jogos vão ser marcantes. "Viva o esporte. Que os nossos governantes vejam que o esporte salva vidas, que é um investimento", disse. 

Arone Bentes, Secretário da Secretaria de Educação, falou em nome do Governo do Estado sobre a importância de promover sempre a educação e o esporte. “Não há pensamento pedagógico que não entenda o esporte como algo importante. Que haja competição, respeito e solidariedade em cada disputa", finalizou.

Em seguida, a equipe de futsal infantil da Escola Estadual Áurea Pinheiro Braga – CMPM IV, que venceu os Jogos da Juventude 2016 (JEJ), se apresentou para o revezamento da tocha olímpica. Layane Pereira da Silva foi a atleta escolhida para acender a tocha. 

Ela foi a única atleta a ganhar duas medalhas de ouro, por duas modalidades diferentes, nos JEJ 2016, pela luta olímpica e pelo futsal infantil. Layane estava muito emocionada no momento do acendimento da pira. “Eu fiquei sabendo apenas ontem que eu acenderia a tocha, não esperava, e fiquei muito feliz. Este ano vou participar novamente, e quero vir com as vitórias de novo”, disse a atleta.

Para concluir a cerimônia de abertura, os atletas da luta olímpica, medalhistas dos JEJs 2016 apresentaram-se para fazer o juramento dos atletas. Felipe Santana, ganhador do prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta dos JEJs 2016, ficou responsável por proferir a promessa solene.

Jogos Escolares da Juventude

Os campeões da categoria Infantil disputarão os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.