Publicidade
Esportes
Taekwondo

Atletas do Amazonas viajam para Seletiva Aberta de Taekwondo, no RJ

Os lutadores sonham em conquistar a vitória na seletiva para conquistar a vaga no Grand Slam, que também acontecerá no RJ. 16/03/2017 às 05:00 - Atualizado em 16/03/2017 às 19:01
Show 17203049 1746633608982941 5649961710845616513 n
Atletas de taekwondo têm se dedicado para a seletiva do próximo sábado, 18. (Foto: FTKDAM)
Jéssica Santos Manaus (AM)

Quatro lutadores amazonenses de taekwondo irão participar da Seletiva Nacional Aberta da modalidade, que será realizada no próximo sábado, dia 18 de março, no Rio de janeiro. Todos os atletas campeões deste evento estarão classificados para o Grand Slam que, por sua vez, formará a seleção brasileira 2017.

Rayne Cleide Cavalcante (adulto -53Kg), Gelson da Silva (adulto -63kg), Vitória Atavilla Soares (cadete-44kg) e Ygor Santana (adulto -58kg) viajarão em busca do sonho de vencer suas disputas, conquistando vaga para o Grand Slam.

“Na Seletiva Aberta, que será no próximo sábado, temos quatro atletas, e eles estão treinando bastante para conseguir participar do Grand Slam, e têm chances. Já tivemos, no ano passado, atleta na reserva da Seleção brasileira. Estamos na torcida. E na Seletiva Fechada já temos três atletas classificados. Isso é resultado de um trabalho de treinamento do Departamento Técnico da Federação amazonense de Taekwondo”, ressalta a presidente recém-eleita para a Federação amazonense de Taekwondo, Ítala Rodrigues.

O técnico dos atletas, professor Raimundo Gomes, ressalta que os lutadores têm se destacado no Amazonas, devido à dedicação deles aos treinos, que seguem uma programação específica, com base científica. "Preparei uma programação para ser executada junto com nossa equipe técnica. Tenho suporte para construir programas adequados de treinamento para ajudar nossos atletas porque fiz uma especialização de dois anos para esportes de luta de alto rendimento no Comitê Olímpico Brasileiro", ressalta.

Grand Slam

Os atletas amazonenses Karpovyo Santos (-87 kg), Patrícia Aquino (+73 kg) e Débora Coelho (-55 kg) já estão classificados para o Grand Slam, por fazerem parte da seleção 2016 da modalidade ou pela classificação no ranking.

Karpovyo é um dos destaques do taekwondo amazonense, mas não tem apoio para ir ao Grand Slam. (Foto: divulgação)

Karpovyo, apesar de classificado para o Grand Slam, ainda busca recursos para comprar sua passagem para o Rio de janeiro. "Estou treinando muito, mas ainda não tenho a passagem. Por isso, estou vendendo açaí aqui em Rio Preto da Eva, onde moro, para comprar a passagem. Não adianta pedir a passagem dos órgãos públicos porque eles nunca dão", conta Karpovyo. 

O Grand Slam também será realizado no Rio de janeiro, nos dias 7 e 8 de abril. O grande evento irá formar as Seleções Cadete, Juvenil e Adulto de 2017, segundo informações da Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD).

A competição reúne os melhores atletas do Brasil, que buscam uma vaga na Seleção Nacional. Nesta edição, o evento contará com a presença especial dos atletas olímpicos do Rio 2016, com destaque para o medalhista de bronze olímpico Maicon Andrade.

No total, a competição tem cerca de 330 atletas classificados, podendo contar com mais 56 participantes oriundos da Seletiva Nacional Aberta, que se realizará no dia 18 de março.

Publicidade
Publicidade