Publicidade
Esportes
Craque

Atletas do projeto “Nandinho” participam da 1ª Copa Ponta Negra de Beach Wrestling

Segundo o coordenador do projeto, os atletas vinham intensificando os treinos para essa disputa que, para muitos, foi a primeira experiência esportiva 30/11/2014 às 16:54
Show 1
No total, cerca de 20 atletas do 'Nandinho' competiram no evento
ACRITICA.COM Manaus (AM)

Cerca de 20 atletas do projeto “Nandinho”, participaram da primeira Copa Ponta Negra de Beach Wrestling, realizado no Complexo Turístico da Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, neste sábado (29).

Sob o sol forte, a competição teve início por volta das 9h30, e reuniu vários representantes das academias de artes maciais da capital. Ao todo, 100 atletas competiram nas modalidades absoluto, infantil e juvenil, nas categorias masculino e feminino.

De acordo com o coordenador do projeto, Melquiseque Galvão, os atletas vinham intensificando os treinos para essa disputa que, para muitos, foi a primeira experiência esportiva. “A motivação dos competidores é enorme e os nossos atletas que fazem parte do projeto vem demonstrando o espírito de luta durante os treinos. Essa competição servirá como primeiro passo de uma jornada e amadurecimento na vida esportiva”, comentou Galvão.

Melquisedeque destacou ainda, que o projeto busca não só formar competidores, mas também dar oportunidades a estes jovens por intermédio do esporte, procurando direcionar, por meio de disciplina, cada um deles.

“Essa é a primeira competição que participo, o nervosismo faz parte, mas o nosso trabalho durante os treinos foram bastante intensificados. Espero fazer uma boa apresentação e chegar a final do evento como campeã em minha categoria”, declarou Thalia Castro, 13, que há um ano e meio faz parte do Projeto “Nandinho” e pela primeira vez participa de uma competição.

Entenda a luta

Oriunda das artes maciais Luta Livre, Luta Olímpica, Judô, Jiu-Jítsu e do próprio duelo de lutas da cultura indígena, o Beach Wrestling é uma nova modalidade de luta que vem ganhando força nas academias de Manaus. Atualmente os atletas e academias estão regularizados na Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Olímpica, Greco-romana (FALLE).

A nova modalidade de luta, como qualquer outro esporte, tem suas regras. No Beach Wrestling, os atletas duelam entre si e em pé, dentro de um círculo montado na areia, com o tempo de três minutos para os competidores. Durante a disputa, não pode haver golpes com as mãos, ou levar a luta para o chão. Vence quem conseguir derrubar o seu oponente ou finalizar seu adversário com três pontos.

Publicidade
Publicidade