Publicidade
Esportes
ALTO NÍVEL

Atletas etíopes confirmam presença na 1ª Maratona Internacional de Manaus

Mersimoy é o atual campeão da Maratona Internacional do Rio de janeiro, e Getu Kure, acumula vitórias em corridas do Sul e Sudeste do país. 11/07/2018 às 19:19
Show etiope vencedor
Mersimoy venceu a Maratona Internacional do Rio de janeiro, que foi a sua primeira prova na distância. (Foto: Dizz media/ divulgação)
Jéssica Santos Manaus (AM)

A 1ª Maratona Internacional de Manaus, que vai acontecer no dia 9 de setembro, passando por diversos pontos importantes de Manaus, promete ser um evento histórico para a cidade. Isso porque além de ser a primeira prova oficial da distância de 42 km no Amazonas, a prova, realizada pela To Goal Sports Ventures, também vai contar com a presença de dois corredores da Etiópia: Mersimoy Niguse Alem e Getu Kure Mideksa, que se unirão a centenas de corredores amazonenses para se desafiarem pelas ruas e avenidas da cidade. 

Os atletas etíopes normalmente causam “medo” nos demais corredores pelo talento natural deles para a corrida de rua. Essa fama de grandes corredores não existe à toa. Exemplo disso é o currículo dos dois corredores confirmados para a Maratona Internacional de Manaus. Mersimoy é o atual campeão da Maratona Internacional do Rio de janeiro, e Getu Kure, acumula vitórias na Corrida Eu Atleta, na Corrida São Sebastião, além de ter sido quarto lugar na Meia-Maratona Internacional de São Paulo deste ano. 

O organizador da prova, James Júnior, explica que fez o convite para que os etíopes abrilhantassem a maratona. “Fizemos o convite ao atual campeão da Maratona do Rio, além do Getu, que tem características mais fortes pro nosso clima. A prova está em aberto, não tem como saber quem vai ganhar e nem em quanto tempo será feito o percurso!”, destaca.  

Além de trazer atletas de destaque, a Maratona quer que todos se sintam especiais. “Quem se inscrever para a primeira edição terá seu número eternizado, ele será da pessoa para as próximas edições”, disse James Júnior. Além disso, quem participar de 10 edições seguidas da prova, não paga mais inscrições a partir da 11ª edição. 

Calor será a maior dificuldade

O técnico dos atletas etíopes, que virão para a Maratona Internacional de Manaus, Paulo Santos (Equipe Nova Flor), treina os dois a distância, já que eles vivem em Addis Abeba, capital da Etiópia, e conta que lá o clima é completamente diferente do que encontrarão em Manaus, e que esse será o principal desafio dos corredores.

“Temos grandes expectativas sabendo que o desafio maior é o clima, o calor e a umidade. Os atletas estão treinando em um local a 2.600 metros de altitude, um local bem frio, mas trabalhamos para que eles cheguem dias antes da prova aqui no Brasil para realizarmos um trabalho de aclimatação. Quanto à quilometragem de 42km da maratona já é algo regular que realizamos nos treinos”, disse o técnico. 

Apesar da preocupação do técnico dos atletas etíopes, a Maratona Internacional de Manaus terá largada às 4h30 da manhã, para evitar que os corredores sofram com o sol forte. Os primeiros colocados devem chegar antes das 7h.

 4 provas - estarão em disputa no dia 9 de setembro. Além dos 42km, corredores podem se inscrever nos 28km, 17km e 8km, pelo site www.sympla.com.br. O primeiro lote das inscrições, que traz preços promocionais, termina no próximo dia 31.

Publicidade
Publicidade