Domingo, 25 de Agosto de 2019
RIO 2016

Barbosa divulga pré-lista de nomes da Seleção Brasileira Feminina

Pré-lista conta com 18 nomes, mas somente 12 jogadoras participarão dos Jogos Olímpicos Rio 2016.



Adrianinha-cbb.com_.br_.jpg Adrianinha que volta de lesão, volta a compor o elenco da seleção brasileira (Foto: Reprodução / CBB)
31/05/2016 às 17:10

A lista preliminar das atletas que disputarão as Olimpíadas pelo Brasil foi divulgada na manhã desta terça-feira, em entrevista coletiva concedida pelo técnico da Seleção Brasileira Feminina, Antonio Carlos Barbosa. Nesse primeiro período de treinamento, são 18 nomes na convocação, apenas seis atletas devem ser cortadas. Uma vez que participam dos Jogos apenas 12 jogadoras.

As atletas convocadas disputaram o Campeonato Sul-Americano. As renomadas, Adrianinha e Isabela Ramona, que não puderam defender a Seleção Brasileira, na Venezuela porque ainda se recuperam de lesão, foram incluídas na lista preliminar.

Por sua vez, Damiris, que desistiu de jogar a WNBA por problemas particulares, também integra a equipe que iniciará sua preparação em Campinas.

GRUPO

Em busca de retomar a elite do basquete feminino, o Brasil enfrenta logo de cara, no primeiro jogo da fase de grupos, a Austrália, uma das favoritas ao pódio na Rio 2016.  De acordo com o técnico Barbosa, sua equipe terá dificuldades, mas acredita que é possível realizar uma grande campanha atuando em casa.

 “Acredito que nos possamos, sim, disputar uma medalha. Com exceção aos EUA, nenhum país pode cravar a conquista de uma medalha. Uma medalha já tem dono, você vai ter duas medalhas para sete ou nove equipes. A Sérvia foi campeã europeia perdendo três jogos, então há um equilíbrio muito grande na Europa. Os últimos resultados do Brasil nas Olimpíadas de 2012, embora o produto final tenha sido uma classificação muito ruim, não foram ruins. Quando fomos pra Sidney também estávamos distantes, perdemos três jogos na fase de classificação, terminamos em terceiro, cruzamos com a Rússia quando todos davam o jogo para nós como perdido e ganhamos delas. Minha filosofia de vida é sempre positiva, acreditar realmente que a gente pode chegar lá e fazer uma boa campanha”, revelou o comandante.

O elenco se apresenta nessa quinta-feira (2), em Campinas, interior de São Paulo, onde deve permanecer até o dia 30 de junho, quando embarca para a França, em que realizará uma série de amistosos contra a seleção do país.

Na volta ao país, o Brasil participará de um torneio internacional junto com o Japão, e novamente a França e mais um adversário a definir. A competição quadrangular será realizada em Campinas, onde as comandadas de Barbosa voltarão à rotina de treinamentos. Antes de se hospedar na Vila Olímpica no dia 3 de agosto, elas ainda jogam um amistoso em Mogi das Cruzes contra um adversário também a definir.

Confira a lista completa: 

Armadoras - Adrianinha (América-PE), Babi (Corinthians/Americana), Joice (Corinthians/Americana) e Tainá (América-PE).

Alas - Iziane (Sampaio Basquete-MA), Isabela Ramona (Sampaio Basquete-MA), Jaqueline Silvestre (Santo André), Palmira (Sampaio Basquete-MA), Patrícia Ribeiro (Maranhão Basquete) e Tatiane (América-PE).

Pivôs - Érika (Chicago Sky e América-PE), Clarissa (Chicago Sky) Damiris (Corinthians/Americana e Atlanta Dream), Ega (Maranhão Basquete), Gilmara Justino (Corinthians/Americana), Karina Jacob (Sampaio Basquete), Nádia (Sampaio Basquete) e Kelly (América-PE).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.