Quinta-feira, 19 de Setembro de 2019
PELADÃO

Bicampeão do Peladinho, Victor volta ao Peladão após passagens por Bahia e Paysandu

Após o bicampeonato conquistado há 15 anos, Victor Lenine defendeu as cores de grandes clubes do futebol brasileiro. Agora, mais experiente, volta ao Peladão com a camisa do Fluminense Furacão/Amigos do Arlem



victor_lenine_93BBFA79-122D-4864-B586-76D2B3CB6EC6.jpg Foto: Euzivaldo Queiroz
01/09/2019 às 09:56

Tratado como Copa do Mundo pelos ‘peladeiros’ do Amazonas, o Peladão também chama a atenção de quem já vestiu camisas dos principais clubes de futebol do Brasil. Mesmo já tendo experimentado a carreira profissional, muitos atletas participam do torneio de peladas a fim de reviver o peculiar ambiente de competição. É o caso de Victor Lenine, que joga a categoria Principal pela primeira vez defendendo as cores do Fluminense Furacão/Amigos do Arlem.

Manauara, o volante possui bom histórico em outra categoria do Peladão. Começando no futsal pelo CIEC, Victor migrou para o campo ainda na infância e, no começo dos anos 2000, foi bicampeão do Peladinho vestindo a camisa do 3B da Amazônia. Demonstrando qualidade, não demorou para que portas fossem abertas ao talentoso volante. Desarmando e armando, Victor ganhou a oportunidade de jogar nas categorias de base do Cruzeiro.

Conexão MG-BA

Após três anos na Toca da Raposa, Victor mudou de ares. Antes de subir ao profissional, fez as malas e trocou Belo Horizonte por Salvador. Foi no Bahia que o atleta sentiu o gosto de jogar no profissional pela primeira vez. “Lá eu participei da campanha do acesso à Série A, em 2010. Além disso, conquistei o Campeonato Baiano duas vezes. Tive bons momentos no time de cima”, conta o volante, que costuma jogar mais adiantando no Peladão.


Pelo Papão da Curuzu, Victor Lenine conseguiu o acesso à Série B em 2014. Foto: Divulgação

Dando continuidade na carreira profissional, Victor foi emprestado ao Paysandu, onde teve a oportunidade de jogar a final do Brasileiro Série C no ano de 2014. Embora o título não sido conquistado - naquele ano o campeão da terceira divisão foi o Macaé, calando o Mangueirão lotado -, o volante fez parte da histórica campanha de acesso à Série B da equipe paraense. Porém, o destaque em campo foi superado pelas lesões.

“Cada vez que eu pensava que eu ia decolar, sofria mais uma lesão”. Assim Victor Lenine definiu o motivo que o fez se distanciar do futebol. Com 28 anos de idade, o jogador lamenta e diz que os problemas físicos o fizeram desgostar do futebol. “As lesões atrapalharam muito. Esses problemas foram persistindo e chegou um momento onde eu desanimei. Meu filho nasceu e eu quis dar um tempo. Poderia estar no auge da minha carreira com a idade que tenho hoje”, afirma Victor.

Reencontro em campo e dedicação em sala

Parado há mais de um ano, Victor trata o Peladão como um caminho que o levará de volta ao ambiente de competição. Distante do profissionalismo de outrora, é com amigos do time que o jogador reencontra o entusiasmo para jogar futebol. 

“Vim para Manaus há dois meses. Estou aqui (nos jogos do Peladão), na verdade, porque gosto de futebol. As lesões que foram ruins e me desanimaram um pouco, mas ir aos jogos me faz reviver os momentos dentro de campo. Estou junto de outros parceiros”, revela Victor, que reencontrou no Fluminense Furacão/Amigos do Arlem amigos de infância da época de futsal.


Fazendo cursos de capacitação da CBF, Victor quer seguir no futebol, mas de outro jeito. Foto: Acervo Pessoal

Buscando estar próximo do futebol, o empenho agora se restringe às salas de aula. Além de estar cursando Educação Física, em outubro do ano passado Victor iniciou o processo de licenciamento na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) - mais especificamente, na CBF Academy -, para poder trabalhar com o que mais gosta. Sobre ser técnico, Victor deixou o futuro em aberto. "Um dia eu pretendo sim. Estou formando em Educação Física para trabalhar com futebol, mas ainda não defini em qual cargo", concluiu. 

News ac1 c11005fb a54c 4884 8608 3c793bab9e30
Repórter de A CRÍTICA

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.