Domingo, 15 de Dezembro de 2019
PATIO RUN

Boas disputas e grandes vitórias marcam a Pátio Gourmet Healthy Run

Os melhores corredores de rua marcaram presença na Pátio Run, e os corredores amadores curtiram a manhã de sol, concluindo mais um desafio.



JUA.jpg Juarez Rosa foi destaque na prova dos 5 km. Ele também venceu as outras edições, mas na prova dos 10 km. (Foto: Aguilar Abecassis/A crítica)
14/08/2017 às 09:22

A Pátio Healthy Run movimentou os corredores de Manaus no domingo de Dia dos pais. A corrida contou com 3 mil atletas inscritos, entre eles, atletas de elite, que corriam em busca da premiação em dinheiro oferecida aos melhores colocados.

5 km



Nos 5 km, Os campeões foram Alissandra Araújo, com a marca de 17’35, e Juarez Rosa, com 14’36. Alissandra é especialista em provas de meio fundo na pista, mas também gosta das corridas de rua. “é difícil para mim, não treino muito para isso, mas me ajuda muito, são bons treinos, pois, se eu melhorar na rua, vou melhorar na pista, que é meu foco, e, além disso, as premiações me ajudam, pois não tenho patrocínio”, acrescenta a atleta, que vai para o Brasileiro universitário em outubro.

Alissandra veio do interior do Rio Grande do Norte há dois anos em busca do sonho de representar o Brasil nas competições importantes de atletismo. “Pretendo continuar em Manaus treinando em busca dos meus objetivos. Nas corridas, o importante para mim é dar o meu melhor”, completa.

Juarez Rosa enfatizou seu desempenho na prova. “Hoje estava bem quente, mas deu tudo certo. Consegui fazer o menor tempo já feito nessa prova, vim de duas vitórias nos 10, e agora migrei para os 5 km, e estou feliz, aqui é coração na boca”, disse.

O corredor afirma que a opção de ter corrido 5 km desta vez foi casual, porque ele quer focar mesmo nas provas de longa distância, especificamente na maratona. “Quero mudar meus treinos para correr maratonas, pois quero tentar fazer o índice para as próximas olimpíadas”, enfatiza Juarez.

10 km

Nos 10 km, os campeões foram Franciane Moura, com a marca de 34’22, e José Maria, com 29’41”.

Franciane venceu com facilidade a corrida, apesar de estar com malária. “Venho de vitórias na ‘9 de julho’, em Boa vista, ganhei em Salinas (PA), e estou me recuperando de malária, que peguei novamente, mas fiz uma excelente corrida, isso não me atrapalhou”, conta a atleta, que perdeu dois quilos por causa da doença.

Para o futuro, Franciane já está com corridas marcadas no calendário. “Viajo dia 26 para correr em Belém, e também vou correr dia 13 de setembro a Corrida do Supermercado Líder, que vai pagar uma excelente premiação”, afirma. 

Mas, além das corridas, Franciane visualiza sucesso nas pistas de atletismo. “Meu sonho é correr num Mundial de atletismo. Fui para o Troféu Brasil, sem ter experiência, era a única de tênis no meio das meninas de sapatilha, mas fui a quarta nos 10km e a sétima nos 5 km, e acho que posso melhorar muito, estou pegando ritmo”, finaliza.

O campeão dos 10 km, José Maria, morou em Manaus, mas hoje vive em Macapá, e estava feliz. “A vitória hoje foi uma surpresa para mim, mas estou fazendo um ano e meio de preparação, após uma lesão que tive. Saí de Manaus, fui morar em Macapá, e sofri críticas de atletas, que não sabem que o atletismo é isso, uma hora você está na ponta, outra hora, não está mais, mas dei a volta por cima, e mostrei que ainda posso ser um campeão”, disse o corredor.

Ele acrescenta que sua vitória o deixou “feliz da vida”, e que foi a terceira vitória este ano, na cidade. “Voltei a Manaus para mostrar que ainda posso vencer provas, tenho amigos que acreditam e mim, e me dão força para seguir correndo”, ressaltou.

Corrida de Dia dos Pais

Neste domingo de corrida também foi Dia dos pais, e várias duplas de pais e filhos correram a prova. Anderson Teixeira, da Equipe Pé urbano, corre há 35 anos, mas para a Pátio Run, fez questão de trazer seu filho Ícaro Santos. “Foi muito bom correr com ele, é gratificante, emocionante, motivante, e vê-lo desenvolvendo isso é muito legal, o esporte é saúde”, disse Anderson

Ícaro é mais fã do basquete, mas esta foi sua segunda corrida. A primeira havia sido no Xterra. Mas agora ele afirma que quer participar mais das corridas de rua. “Corri 5 km e foi difícil, cansativo, vim principalmente porque é dia dos pais, mas pretendo correr outras vezes”, disse ele.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.