Publicidade
Esportes
Craque

Brasileiro bate recorde sulamericano no decatlo

Meta do atleta de 19 anos é chegar aos 8000 pontos, superando os 7550 pontos conquistados na 7ª Copa São Paulo de Combinadas neste fim de semana 01/04/2013 às 16:23
Show 1
Felipe Vinicius tem apenas 19 anos e é esperança de medalha para o Brasil
acritica.com Manaus (AM)

O decatleta Felipe Vinícius dos Santos acabou de estrear na temporada, mas já está de olho em um evento marcado para o segundo semestre: o Pan-americano de Juvenis em Lima (Peru).

O jovem de 19 anos, que venceu neste fim de semana a 7ª Copa São Paulo de Combinadas e estabeleceu novo recorde Sul-Americano e Brasileiro Juvenil no decatlo (7550 pontos), inicia agora uma preparação intensiva para disputar a competição internacional no mês de agosto.

"O objetivo é participar de um evento internacional e chegar nos 8000 pontos, um resultado que poucos atletas na categoria dele têm. Já esperávamos que ele fizesse acima dos 7500 desde o Mundial de Juvenis, no ano passado, tanto que chegou na marca logo na primeira competição que disputou em 2013", explicou o treinador Felipe Siqueira.

Segundo o técnico, o atleta do decatlo precisa melhorar um pouco os resultados do segundo dia de competições, que geralmente são as provas mais técnicas. "O decatlo também é uma prova que exige, além da técnica e do físico, muita maturidade. Acredito que isso falta para o Felipe em determinados momentos. Porém, é questão de tempo", ressalta.

Bons resultados

Em 2011, Felipe Vinícius ganhou a medalha de bronze no octatlo do Campeonato Mundial de Menores, em Lille, na França. No ano passado, terminou o decatlo do Mundial de Juvenis de Barcelona, na Espanha, em 11º lugar, com 7.280 pontos.

Destaques da Copa

Além de Felipe, outros atletas fizeram bons resultados na 7ª Copa São Paulo de Combinadas, disputada no Estádio ícaro de Castro Mello, no último fim de semana. Edvaldo Jailton (Ass. Sertanezina/CEE) venceu o Octatlo da categoria menor, com 5621, ficando apenas a 53 pontos do índice exigido para o Mundial de Menores, que será disputado em julho em Donestk (Ucrânia).


Entre os adultos, destaque para os atletas da equipe BM&F/Bovespa, Anderson Venâncio, campeão do Decatlo com a marca de 7508 pontos, e Giovana Cavaletti, que conquistou a medalha de ouro no Heptatlo, atingindo 4500 pontos.

No Heptatlo feminino Isabela Moreira Oliveira (AD Centro Olímpico) foi a campeã da categoria menor com 4748 pontos e Amanda Tomaz (Orcampi/Unimed/CEE) venceu o juvenil com 4584 pontos.

 

Publicidade
Publicidade