Publicidade
Esportes
Craque

Caminho certo: COI avalia positivamente eventos-teste para os Jogos Rio 2016

Atletas e federações elogiaram provas que antecedem a Olimpíada e apontaram que organização dos Jogos está com bom andamento. Quatro preparatórias para o evento já ocorreram no Rio 10/08/2015 às 16:06
Show 1
Organização da Rio 2016 já realizou quatro eventos-teste para a Olimpíada.
Rodrigo Viga Gaier/Reuters Rio de Janeiro (RJ)

Os eventos-teste realizados no Rio de Janeiro foram bem avaliados por atletas e federações, e a cidade está no caminho certo para fazer uma boa Olimpíada em 2016, disse nesta segunda-feira (10) a presidente da comissão de coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal EL Moutawakel.

Até agora, a cidade já realizou quatro eventos-teste para 2016: vôlei, triatlo, remo e hipismo. Outros três serão realizados nos próximos dias: vela, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas.

“Os eventos-teste já realizados foram muito bem recebidos e aceitos pelos atletas e também pelas federação internacionais”, disse ela na abertura da reunião, cujo acesso foi liberado à imprensa. “Todos os eventos exigiram muito trabalho, integração entre os parceiros e uma equipe forte foi montada no comitê Rio 2016 e isso tem se multiplicado.”

Representantes da comissão estão no Rio nesta semana para acompanhar a preparação para os Jogos de 2016. Essa é a nona visita da comissão, e um dos focos principais será a preparação operacional da cidade e do país para a Olimpíada do ano que vem.

Nawal acrescentou que a realização dos eventos-teste e andamento das obras darão ao Brasil a chance de mostrar ao mundo sua capacidade de realizar grandes eventos e de deixar um importante legado para o país.


“O Rio está no caminho certo... Esses Jogos serão um grande legado para gerações futuras”, afirmou a ex-atleta marroquina.

Mas a presidente da comissão ressaltou que o Rio de Janeiro ainda tem muito trabalho pela frente para confirmar a expectativa de uma grande Olimpíada em 2016. “Estou confiante de que o melhor está por vir, mas ainda temos muito a fazer para garantir que tenhamos sucesso”, disse Nawal.

O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que os organizadores “estão felizes” e que até a abertura dos Jogos, em 5 de agosto, todos os “dias são olímpicos e paralímpicos”.  “Vamos prosseguir nesse caminho e temos uma agenda longa pela frente", finalizou.

Protesto altera percurso

Por conta dos protestos contra o governo previstos para domingo (16), o trajeto do evento-teste de ciclismo foi alterado.

Segundo o prefeito do Rio, Eduardo Paes, a chegada da prova será em São Conrado - inicialmente, seria em Copacabana, local onde vão se concentrar os protestos.

"O evento vai ser mantido, mas não se encerra mais em Copacabana. Será em São Conrado e mudará um pouco o horário mas está tudo sob controle", disse Pães a jornalistas após o encontro com membros do COI.

"Não há prejuízo para a qualidade do evento. Não era conveniente nem educado com as manifestações nem com o evento", completou.

Publicidade
Publicidade