Publicidade
Esportes
Futebol Americano

XII Campeonato Amazonense de Futebol Americano inicia neste domingo (25)

North Lions e Lobos FA abrem a competição, que acontece no complexo de atletismo da Vila Olímpica. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível 25/06/2017 às 05:00
Show fa1
(Foto: Mauro Neto/Sejel)
Camila Leonel Manaus (AM)

Neste domingo (25), em Manaus, inicia o XII Campeonato Amazonense de Futebol Americano e a rodada de abertura será entre North Lions, atual campeão, e o Lobos FA. A partida inicia às 14h no complexo de atletismo da Vila Olímpica. Porém, antes do jogo, às 13h, uma cerimônia de abertura será realizada para homenagear os campeões de todas as edições. A entrada é 1 quilo de alimento não perecível.

Defendendo o título, os Lions vêm para o campeonato com poucas mudanças em relação a 2016. De acordo com o técnico do time, Binho Menezes, a espinha dorsal foi mantida e, com isso, a expectativa é de um time mais maduro em campo.

“É um time mais maduro, mais preparado para esse ano do que o ano passado. A gente evitou muito o comodismo, a zona de conforto de ter sido o campão ano passado e motivando os atletas na mesma pegada de não faltar os treinos de malhar forte e manter o nível de concentração para o desafio deste ano”, explicou. Os Lions começaram a preparação em janeiro, com as seletivas, de onde foram aprovados oito atletas de 80 inscritos.

Além do Amazonas Bowl, o time terá que se dividir em outra competição: a Copa Norte de Futebol Americano,que começa em agosto e vai até dezembro envolvendo times de Roraima, Belém e Maranhão. “Os desafios para este ano são maiores porque temos uma competição interestadual, que é a Copa Norte, mas temos uma defesa muito boa como vem sendo nesses anos a melhor defesa de Manaus. Temos um ataque sincronizado e estamos nessa expectativa da estreia. Estamos preparadíssimos para ser campeões. Estamos mais preparados neste ano do que no ano passado”, opinou Menezes.

Do outro lado, o Lobos, lanterna da última edição, sabe das dificuldades que irão enfrentar, mas estão confiantes na preparação para a estreia, porém, o time já está acostumado com a situação. No ano passado, a estreia foi justamente contra o campeão do ano anterior: o Ajuricaba Warriors. Para este ano, de acordo com Fátima Maia, uma das novidades é atletas de rugby que estão treinando a equipe, principalmente na defesa com os tackles. Como é o caso do treinador David Brandt.

 “É o time campeão contra o lanterna do ano passado, mas isso serviu de estímulo aqui. nesse a diretoria buscou algo mais abrangente no time fazendo convites a jogadores chamando gente para jogar e apesar das dificuldades e dessa diferença para os times, a gente tem o pé no chão”, disse o técnico do Lobos, que explicou que o treinamento foi baseado justamente nas características do adversário.

“A gente tem consciência que é o time campeão e que vai ser um jogo difícil. Baseado nisso que fizemos o nosso treinamento e intenso. Não tem como transformar o lanterna em campeão, mas viemos preparados e confiantes nessa temporada”, acrescentou Brandt.

A primeira rodada será fechada no dia dois de julho com rodada dupla entre Manaus Raptors e Black Hawks e, em seguida, Ajuricaba Warriors e Nacional Cavaliers, em Iranduba. Ao todo, serão sete rodadas na primeira fase. Os playoffs serão no dia 12 de novembro e a final no dia 26, na Arena da Amazônia.

Confira a Tabela da competição:

Publicidade
Publicidade