Publicidade
Esportes
Túnel do Tempo

História: Campeonato Amazonense de Futebol chega sua centésima edição

Em 2016, o Amazonense de futebol chega a sua centésima edição e o CRAQUE dá pontapé inicial em série que vai relembrar os grandes momentos do torneio 13/09/2016 às 23:34 - Atualizado em 13/09/2016 às 23:35
Show foto5
Manaós Athletic, que era formado por ingleses, foi o primeiro campeão amazonense
Leanderson Lima Manaus, AM

Cem anos de batalhas épicas, gols, heróis e violões. Cem anos de história, cem anos de uma paixão. Em 2016 o Campeonato Amazonense chega a sua centésima edição e, para comemorar a marca histórica, o portal acritica.com preparou uma série especial para relembrar os grandes momentos do futebol bretão no Amazonas. E no primeiro capítulo falaremos dos primeiros times a disputar o Amazonense. Da primeira edição do Barezão apenas dois times sobreviveram ao “teste do tempo”.

O primeiro Campeonato Amazonense de futebol foi disputado no distante ano de 1914. Durante este período, o torneio só deixou de ser disputado nos anos de 1924 e 1925.
CenárioEm 1914, a “Paris dos Trópicos” vivia seu declínio financeiro por conta do fim do primeiro Ciclo da Borracha. Foi neste cenário que nasceu o campeonato mais antigo do esporte amazonense.

De acordo com o historiador Gaspar Vieira Neto, 41, o primeiro torneio foi organizado já com duas divisões. “O campeonato da primeira divisão era disputado por Nacional, Rio Negro, Manaós Athletic Club, Manaós Sporting e Vasco da Gama. Já a segunda divisão era disputa por Luso, Onze Português, Satellite e pelos times reservas do Vasco, Rio Negro e Manaós Sporting”, explica Gaspar.

Satellite também participou da primeira edição do Barezão (Reprodução)

De todos os clubes que disputaram a primeira edição do Barezão, apenas dois ainda estão em atividade: o Atlético Rio Negro e o Nacional.
Amador

O futebol em 1914 era amador, mas todos os clubes possuíam suas sedes sociais, que geralmente funcionavam no Centro de Manaus. “A presença dos dirigentes e sócios era algo obrigatório”, pontua o historiador.

O primeiro campeão
Diz o ditado que em terra de cego, quem tem olho é rei. A máxima pode ser usada para explicar o sucesso do primeiro campeão amazonense: o Manaós Athletic. O clube foi fundado pela comunidade inglesa que residia em Manaus e contava com jogadores com vasta experiência no esporte. “Eram comerciantes, empresários, mas que jogavam futebol desde quando ainda moravam na Inglaterra”, atesta Gaspar.

Para o amazonense, o esporte ainda era uma grande novidade. Por isso os ingleses largaram na frente e conquistando o primeiro título do Campeonato Amazonense. O bicampeonato viria no ano seguinte, o que fez do Manaós Athletic a primeira potência do futebol local.

Vasco, Rio Negro e Nacional
O Campeonato Amazonense tinha o seu Vasco da Gama. O clube, que disputou o torneio em 1914 e 1915 foi fundado pela colônia portuguesa de Manaus. “O clube foi fundado por portugueses influentes e a comunidade sempre procurava homenagear um patrício famoso, por isso batizaram o clube como o nome de Vasco da Gama”, explica Gaspar. 

O amazonense já teve o seu Vasco da Gama (Reprodução)

Os “sobreviventes” do primeiro Barezão seguem no futebol amazonense até hoje. O Nacional se tornou o maior vencedor do torneio com 43 títulos. O Rio Negro é o segundo maior campeão com 17 campeonatos conquistados.

Publicidade
Publicidade