Segunda-feira, 20 de Maio de 2019
GRANDES LUTAS

Campeonato amazonense de jiu-jitsu revela talentos e consagra campeões

A 31ª edição da competição reuniu cerca de 5 mil atletas na Arena Amadeu Teixeira para lutas de alto nível



diego_jiu-jitsu.jpg
Diego Borges retornou às competições em grande estilo, após passar um ano longe de disputas. (Fotos: Evandro Seixas)
15/04/2018 às 20:04

A 31ª Edição do Campeonato amazonense de Jiu-jitsu reuniu cerca de 10 mil pessoas na Arena Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul. Os principais lutadores do Amazonas marcaram presença durante os dois dias de competições, que aconteceram no sábado (14) e domingo (15), incluindo 2 mil crianças e 3 mil atletas no geral, segundo os dados da Federação de Jiu-jitsu do Amazonas (Fejjam). As disputas foram realizadas da faixa branca até a preta, nas categorias Mirim, Juvenil, Adulto e Master (Gi e No-Gi, com e sem quimono).

Vitoriosos

No domingo (15), entraram nos tatames os lutadores faixa-preta das categorias com quimono (Gi). Grandes nomes da arte suave estavam presentes, então, para os lutadores, sagrar-se campeão do Campeonato amazonense foi um grande feito. Diego Borges (Zenith JJ)foi o vencedor da categoria adulto meio-pesado, e contou sobre a sua trajetória de superação até o pódio. Ele afirma que já venceu 11 vezes o campeonato amazonense, mas disse que estava desde 2009 sem participar do campeonato.

“Sofri um atropelamento em Manaus um ano atrás, e fiquei afastado, passei três meses de cama, depois fui retornando, fiz fisioterapia, e voltei a treinar em janeiro deste ano. E aí como estou com luta marcada para a Copa Pódio, voltei a competir para pegar ritmo”, disse. Diego precisou controlar a ansiedade para vencer suas lutas. “Eu estava muito tenso, passei um ano sem competição, e aqui tem uns caras duros, então foi como se eu tivesse ganhado um brasileiro, um mundial, voltei à faixa branca”.

Com o ouro no Amazonense, ele conta que está mais confiante. “O Estado é um grande celeiro de atletas, então, me sinto honrado de fazer parte desse time de campeões”, ressalta ele que possui academia em Roraima, mas também realiza treinos em Las vegas e em Santos - SP.

Jorge Abadessa (Gracie Barra AM) foi o campeão Master 5 Faixa-preta Leve. Jorge pratica jiu-jitsu e judô há mais de 30 anos, e coleciona títulos. “Eu não estava bem preparado, mas o ímpeto de guerreiro de tantos anos lutando não nos deixa ter medo, só que toda competição traz nervosismo. Mas depois do primeiro minuto, normaliza, fica de igual pra igual e consegui vencer. Meu adversário puxou a guarda, passei pra meia-guarda, ficamos lutando, encaixei um estrangulamento, ele não bateu, mas guanhei por vantagem”, conta Jorge, que agora se prepara para Brasileiro e Copa Osvaldo Alves.

Claudervan Martins ‘Soneca’(Assoc. Monteiro) venceu a categoria faixa preta - peso médio, apesar de ser categoria leve. “Foi tranquilo porque sou acostumado a disputar o absoluto, competi ontem também”, conta ele que conquistou três medalhas na competição (Gi e No- Gi/absoluto).

Os melhores do Estado

Para o vice-presidente Fjjam, Orley Lobato, o campeonato foi um sucesso. “O nível técnico é excelente, aqui aparecem os verdadeiros valores do Estado. Esse campeonato tira o melhor daqui, pois os melhores atletas vão para o Brasileiro, vão para o Open Internacional e para Mundiais. Além de tudo é um campeonato que possui história, o público participa e é um grande presente para o Estado”, afirma Orley.

O campeonato possui 31 anos e Orley relembra também alguns dos grandes atletas revelados no Amazonas. “Bibiano Fernandes, Fredson Paixão, Omar Salum, Saulo Ribeiro, Xandy Ribeiro, Ronaldo Jacaré, Leopoldo, Luís Neto, Antônio Neto, Ajuricaba e tantos outros. Vejo que o jiu-jitsu foi trazido para o nosso Estado e acabou colaborando para a inclusão social porque um campeonato com 2 mil crianças inscritas colabora para a inclusão social, então, o jiu-jitsu foi um achado, cresceu bastante, cresceu demais, e se tornou esse esporte grandioso, com campeonatos grandiosos como este”.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.