Quarta-feira, 19 de Junho de 2019
Ronco e poeira

Campeonato amazonense de Motocross reúne pilotos de 11 municípios e muita adrenalina

O evento de Motocross contou com a participação de 100 pilotos e foi disputado em sete categorias.



Motocross_1.jpg Pilotos colocaram toda a técnica em prática na pista de esportes off road do Tarumã. (Fotos: Antônio Lima/A crítica)
25/07/2018 às 20:21

A adrenalina tomou conta da Segunda Etapa do Campeonato Amazonense de Motocross, que aconteceu no domingo (22), na pista montada na estrada da Vivenda Verde, no Tarumã, Zona Oeste de Manaus. Segundo a organização do evento, a Bananacross Eventos Off Road, cem atletas participaram da competição, que contou com as seguintes  categorias: Kids (4 a 6 anos), Nacional A, Nacional B, Nacional C, Intermediária, Máster, MX importadas.
João Nicácio foi o grande campeão da categoria Nacional C (230c). Apesar de apresentar técnica apurada, João iniciou no esporte somente no ano passado, e sonha alto. “Eu treinava numa moto menor, mas agora comecei a competir de verdade, e espero continuar assim, vencendo”, disse.

João disse que se preparou bastante para essa etapa do Campeonato Amazonense. “Pra essa competição, eu treinei direto aqui na pista do Tarumã, somente com a ajuda dos meus amigos, que já treinam há mais tempo, e eles me deram vários toques”, disse ele.

 

Pedrinho ‘Coari’, de somente 10 anos de idade, foi o campeão da categoria Intermediária e, após a linha de chegada, ele nem desceu da moto, e já foi competir por outra categoria, a MX1, e também subiu ao pódio, na terceira colocação. 

“Foi muito cansativo fazer duas provas na sequência, isso só é possível com muita dedicação ao esporte mesmo e preparo físico, que é fundamental pra ser rápido”, contou Pedrinho, que procura fazer academia e cuidar da alimentação para chegar com bom preparo às provas.

Ele afirma que gosta de participar de várias categorias para sempre crescer no esporte. “Gosto de competir com pilotos de vários níveis, de me testar com pilotos mais fortes para pegar um preparo melhor, e evoluir cada vez mais”.

Cornélio Braga é o responsável pela equipe da Associação de Motocross de Coari, da qual Pedrinho faz parte. Para ele, o ideal é que continuem havendo competições para que o esporte cresça. “O motocross é um esporte que está se espalhando no Estado todo, e acho que o Amazonas ainda tem que batalhar muito pra gente chegar ao nível dos atletas no restante do país”, destaca ele. 

Não apenas atletas de Coari participaram da competição, mas pilotos de vários municípios do Amazonas estiveram fazendo altas manobras na pista do Tarumã. 

Para o realizador do evento, Douglas Amaral, o ideal é que o motocross chegue a todo o Estado. “Todas as categorias estão com brigas do começo ao fim, com bom nível técnico, pilotos vindos de todo o Estado; ainda queremos fazer um campeonato em todo o Estado do Amazonas, este ano ainda teremos etapas em Manaquiri, no Careiro Castanho, em Manacapuru, Rio Preto da Eva, mas ainda precisamos de mais apoio para irmos mais longe, e acredito que vale a pena apoiar esse esporte, que é tão bonito, tem uma plástica legal”, destaca Douglas. 

Além dos pilotos de Manaus, participaram da segunda etapa da competição atletas de Eirunepé, Coari, Tefé, Borba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Manaquiri, Careiro Castanho e Altazes.

O último campeonato amazonense de Motocross havia sido realizado em 2011

Até 2011, as competições de motocross no Estado eram realizadas pela Federação de Motociclismo do Amazonas (Femoam). Nos anos seguintes, as competições da modalidade ‘off road’ deixaram de acontecer, para retornar agora, com a participação de 100 pilotos. Esse ano, com uma nova roupagem, os eventos off road estão sendo realizados pela Bananacross Eventos, com a supervisão da Femoam, que garante que o evento tenha toda a segurança necessária aos atletas.

RESULTADOS

Categoria F-65CC

1º - Júlio Cezar

2º - Icaro Gabriel

3º - Cesar Filho

Categoria Nacional C

1º - João Nicacio

2º - João Zen

3º - José Lucinaldo

Categoria Master

1º - Saulo Garcia

2º - Ronaldo Jorge

3º - Aldomir Zanella

Categoria 50 CC

1º - Yago Miranda

2º - Elito Neto

3º - Icaro Gabriel

Categoria Nacional B

1º Wemerson Oliveira

2º Paulo Kummer

3º Carlos Eduardo

Categoria Intermediária

1º - Pedrinho Coari

2º - Aldomir Zanella

3º - Ronaldo Jorge

Categoria Nacional A

1º - Tino Bala

2º - Kurt Rocha

3º - Vinicius Freire

Categoria Importada Pro

1º- Antonio Mello

2º - Pedrinho Coari

3º - Gabriel Caiam

 

Receba Novidades


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.